Ex-delegada é suspeita de envolvimento no esquema de compra e venda de liminares
A advogada Maria Gorete Silva Ferreira foi suspensa por 90 dias, em sessão sigilosa realizada na última terça-feira, 21Mais uma advogada foi suspensa por 90 dias em sessão sigilosa realizada pelo Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). A ex-delegada de Polícia Civil Maria Gorete Silva Ferreira é suspeita de envolvimento no esquema de compra e venda de liminares para soltura de criminosos nos plantões do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Seis advogados e um desembargador do Poder Judiciário estadual já foram afastados. A sessão ocorreu na última terça, 21.
O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, Damasceno Sampaio, explica que os processos só foram instalados após a chegada de documentos entregues pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Justiça Federal. "A proporção que vamos chegando a algumas conclusões, nós estamos suspendendo preventivamente os advogados que têm indício de envolvimento nessas infrações disciplinares", diz.
Três advogados citados foram absolvidos pela não verificação de ligação com o caso. Conforme Sampaio, a apuração do material deve ser concluído no próximo dia 15. Após esse prazo, haverá julgamento de mérito, quando pode ocorrer suspensão por período de tempo maior, que pode ir de 30 dias para 12 meses, como delimitado pela Justiça. Outra possibilidade é a exclusão do advogado dos quadros da OAB, probindo o profissional de advogar em qualquer lugar do País.
O POVO Online entrou em contato com Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a respeito da ex-delegada de Polícia Civil, Maria Gorete Silva Ferreira, suspeita de envolvimento no esquema de venda de liminares, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
