Participamos do

Citado por Machado, Henrique Alves pede demissão e é 3ª baixa do governo Temer

Antes de Alves, os ministros Romero Jucá (Planejamento) e Fabiano Silveira (Transparência) também deixaram o cargo por conta de gravações de Sérgio Machado
16:28 | Jun. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ministro do Turismo de Dilma Rousseff (PT) e de Michel Temer (PMDB), Henrique Eduardo Alves (PMDB) pediu demissão e é a 3ª baixa no primeiro escalão do governo interino. Ele é um dos políticos citados como beneficiários de propinas em delação do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

A informação é do jornal o Estado de S. Paulo e foi confirmada agora há pouco pelo Palácio do Planalto. Antes de Alves, os ministros Romero Jucá (Planejamento) e Fabiano Silveira (Transparência) também deixaram o cargo por conta de gravações de Sérgio Machado.

O pedido de demissão teria sido comunicado pelo agora ex-ministro ao próprio Temer, por telefone. A carta de demissão deve ser entregue ainda nesta quinta. Henrique Alves tem afirmado que todas as doações de sua campanh eram oficiais e declaradas à Justiça.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Repasse de propinas

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves foi ministro de Dilma até dias antes da votação do Impeachment na Casa. Em sua delação, Sérgio Machado diz ter pago propina de R$ 1,55 milhão, entre 2008 e 2014, ao ministro.

No início do mês, Alves também foi alvo de ação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A peça acusa o ministro de ter trocado favores para a empreiteira OAS por obter recursos desviados da Petrobras.

Na ação, Janot diz que parte dos desvios eram usados para bancar campanha do ministro ao governo do Rio Grande do Norte em 2014. Vencedor no 1º turno, Alves acabou derrotado por Robinson Faria (PSD) no segundo turno por 54,42%.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente