Participamos do

Serra libera passaporte diplomático para pastor da Assembleia de Deus

Portar esse tipo de documento não dá ''imunidade diplomática'', mas prevê privilégios como atendimento preferencial nos postos de imigração e isenção de visto
15:37 | Mai. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Novo ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP) concedeu passaporte diplomático com validade de três anos ao pastor Samuel Cassio Ferreira, da Assembleia de Deus. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira, 18, do Diário Oficial da União.

O Itamaraty informou que a concessão se baseia no 3º parágrafo do artigo 6º do decreto que regulamenta a concessão dos passaportes diplomáticos. Embora não esteja relacionado na lista de quem pode ter o passaporte, a assessoria do órgão informou que o dispositivo prevê, também, a liberação do documento a pessoas que "devam portá-lo em função do interesse do país".

Presidente, vice-presidente da República, ex-presidentes, governadores, ministros e ocupantes de cargo de natureza especial, tais como militares em missões da ONU, integrantes do Congresso Nacional, ministros do Supremo Tribunal Federal e juízes brasileiros em tribunais internacionais são algumas pessoas que podem receber o passaporte. A concessão do documento para líderes religiosos não consta no Decreto 5.978, de 2006.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O decreto detalha ainda que o passaporte oficial é concedido aos servidores da administração direta que viajem em missão oficial dos governos Federal, Estadual e do Distrito Federal; às pessoas que viajem em missão relevante para o País, a critério do Ministério das Relações Exteriores; e aos auxiliares de adidos credenciados pelo Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o Itamaraty, portar esse tipo de documento não dá ''imunidade diplomática'', mas prevê privilégios como atendimento preferencial nos postos de imigração e isenção de visto em alguns países. O passaporte normal custa cerca de R$ 257,25, mas o passaporte diplomático é gratuito. 

Samuel Cassio Ferreira foi diretor da Assembleia de Deus de Campinas. O templo teria sido um dos beneficiários de propina paga pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de acordo com denúncias apresentadas ao Supremo Tribunal Federal.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente