PUBLICIDADE
Notícias

Cearenses presidirão comissões da Mulher e de Legislação Participativa

Gorete Pereira (PR) e Chico Lopes (PCdoB) foram indicados pelas suas bancadas partidárias e ocuparão as duas pastas na Câmara

16:51 | 04/05/2016
NULL
NULL

Os deputados federais cearenses Gorete Pereira (PR) e Chico Lopes (PCdoB) foram confirmados nesta quarta-feira, 4, como presidentes das Comissões, respectivamente, da Mulher e de Comissão de Legislação Participativa da Câmara.

O deputado Chico Lopes destaca a importância da comissão para reforçar ação direta do cidadão tanto na produção legislativa quanto em reação ao "avanço de forças conservadoras". “Queremos garantir um diálogo amplo", diz.

Entre as propostas para o grupo, Chico Lopes destaca sua disposição de realizar uma ampla consulta aos movimentos sociais para atualização das pautas de reivindicação a serem tratadas na comissão. "Dessa pauta pode inclusive constar a proposta de realização de eleições diretas".

Comissão da Mulher


Criada na quarta-feira passada, 28, Comissão da Mulher foi motivo de bate-boca e protestos no Legislativo. Durante a votação, a bancada feminina questionou o fato de temas de interesse das mulheres, como direitos reprodutivos, aborto e a desigualdade salarial, terem sido excluídos do escopo da comissão e colocados em outros grupos.

Um requerimento que pedia a retirada da proposta da pauta chegou a ser aprovado, mas foi rejeitado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Logo após perder a votação, Cunha reiniciou negociação e colocou o projeto novamente em pauta. A manobra gerou protesto das mulheres, que chegaram a ocupar a Mesa Diretora.

O POVO Online tentou entrar em contato com Gorete Pereira para comentar o caso, mas não obteve resposta.

Redação O POVO Online
TAGS