Participamos do

Veja as palavras mais usadas pelos deputados cearenses na votação do impeachment

Designer cearense Yuri Leonardo criou uma "tagcloud" (nuvem de palavras) sobre os discursos dos parlamentares da bancada do Ceará
18:10 | Abr. 22, 2016
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Surpreso com os discursos dos parlamentares na votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, no último domingo, 17, o designer cearense Yuri Leornado resolveu reunir todas as falas dos deputados federais e disponibilizá-las na internet para pesquisadores. Ele também destacou as palavras mais usadas pelos representantes da bancada do Ceará em uma "tagcloud" (nuvem de palavras). O mesmo foi feito com os pronunciamentos dos congressistas do Rio de Janeiro, estado onde o profissional gráfico reside atualmente.

O Ceará foi uma das três regiões que teve a maioria da bancada votando contra o processo de impedimento da presidente petista. Entre as palavras mais usadas pelos deputados federais do Estado que votaram "não", estão “presidente”, “democracia”, “país”, “voto”. Os discursos de quem deseja dar continuidade ao impeachment predominaram "voto", "sim", "presidente", "Dilma" e "Ceará".
[FOTO2]

No Rio de Janeiro, "voto", "presidente", "golpe" e "democracia" estão entre as palavras mais utilizadas pelos deputados que votaram "não". O grupo a favor do processo repetiu "Brasil", "Rio", "sim", "voto" e minha" nos discursos.
[FOTO3]

"Me chamou a atenção alguns padrões nos discursos - a repetição de família, da cidade natal, da justificativa de voto... Na hora, veio uma curiosidade de saber de quais valores em comum haveriam nas falas de quem era contra ou a favor. De início, eu pensei em separar os dados e criar uma tagcloud (essas nuvens de palavras) e visualizar ou reconhecer melhor esses padrões, mas vi que os discursos poderiam ser úteis também para pesquisadores da área de linguagem, comunicação ou política, ou quem tem interesse no assunto", comentou o designer.

Yuri explicou que teve acesso aos discursos e as atas da votação no próprio site da Câmara. "Basicamente, passei um tempo garimpando os discursos deles para deixar tudo numa forma mais "trabalhável" de processamento de dados. Inclusive, soube depois que mais gente fez isso, em outras partes do País, através de amigos que viram a postagem (no perfil do cearense)", disse ele.

O designer se surpreendeu com o comportamento dos deputados durante a votação ao vivo. "Eu já havia lido algumas análises, no ano passado, falando de que esse era um dos piores Congressos eleitos na história do país, mas uma coisa é você ler análises ou discutir a trajetória de parte dessa turma, outra é ver a situação acontecendo ao vivo na sua frente. Foi até bom porque motivou essa discussão de até que ponto o Congresso representa a população brasileira - das discrepâncias de representação por gênero, cor, idade e profissão, por exemplo", completou.

Discursos
Todos os discursos estão disponíveis neste link: bit.ly/22Urp41. Abaixo o internauta confere o que disse cada parlamentar do Ceará:

ADAIL CARNEIRO
PP - CE
Eu gostaria, inicialmente, de pedir licença a todos os Parlamentares desta Casa, ao Sr. Presidente, para reconhecer o trabalho belíssimo que o ex-Presidente Lula fez pelo nosso Brasil, dando oportunidade às pessoas mais pobres, que nada tinham durante governos anteriores.

Quero pedir desculpas a ele; ao ex-Governador Cid Gomes, que também fez muito pelo nosso povo cearense; à Presidenta Dilma; ao Governador Camilo Santana, mas eu não posso deixar de atender aos pedidos que chegam a mim, pelas redes sociais (palmas), para que nós demos uma nova oportunidade ao povo brasileiro, tão necessária, diante dessa crise política que levou a uma economia desastrada, desenfreada, desandada. Hoje, por fazer parte do PP, o que muito me orgulha, e por este partido ter fechado questão, eu não poderia emitir meu voto de forma diferente. Meu voto é sim.

ARIOSTO HOLANDA
PDT - CE
Sr. Presidente, em defesa da democracia, em defesa do Estado de Direito, pelo crescimento das nossas universidades federais, dos institutos federais e pela população mais pobre deste País, o meu voto é não.

ARNON BEZERRA
PDT - CE
Na dificuldade, nós não podemos nos eximir da responsabilidade. Consciente da minha decisão, em nome da minha família, do povo de Juazeiro, do Crato, de Barbalha, da maioria do Cariri e da maioria do Ceará, em homenagem ao povo nordestino e respeitando a decisão do povo brasileiro, o meu voto é não.

CABO SABINO
PR - CE
Presidenta Dilma, V.Exa. está sentindo o que 10 milhões de brasileiros sentiram quando receberam o aviso prévio de perda dos seus empregos. V.Exa. também está perdendo o seu emprego.
Tchau, querida, não precisa voltar! Eu voto sim.

CHICO LOPES
PC DO B - CE
Calma, gente! Eu estou emocionado. Eu pensei que vinha para uma reunião política, mas vim para o encontro de bons maridos e bons pais. Não fala ninguém que é desonesto, mas quando olho a cara, vejo bem uns cabras que já estiveram na Veja, estiveram na Lava-Jato, estiveram na imprensa, só não estiveram nas páginas sociais!

Portanto, em nome de 54 milhões de brasileiros, eu voto "não" contra a ditadura desses cabras.

DANILO FORTE
PSB - CE
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Ceará é feito por homens e mulheres de bem. Em respeito ao meu povo, que me mandou para cá não para ser achincalhado, não para ser chamado de covarde, de picareta, de vendilhão do voto, mas para ter a honradez de um povo que precisa reconstruir a esperança, de um povo que foi enganado no castelo de mentiras que elegeu a Presidenta Dilma, no segundo mandato de um Governo que cometeu erros que o Advogado-Geral da União não conseguiu defender, pois são indefensáveis, e para garantir o respeito à Constituição brasileira e a responsabilidade fiscal, eu voto sim ao afastamento da Presidenta Dilma.

DOMINGOS NETO
PSD - CE
Solução para o nosso País só pode existir se for através da democracia. Apresentei nesta Casa, com apoio da maioria, projeto que convoca plebiscito popular para que a população diretamente decida o nosso futuro. Qualquer solução fora disso não pode ser respeitada por um País que tanto lutou pela democracia.
Sou contra eleições indiretas. Sou a favor da democracia e voto "não" ao impeachment.

GENECIAS NORONHA
SD - CE
Sr. Presidente, em nome dos 221 mil que em mim votaram e acreditaram, em nome do meu Parambu, do meu Estado do Ceará e do povo brasileiro, o meu voto é sim.

GORETE PEREIRA
PR - CE
Pela Constituição brasileira, contra a corrupção do meu País e também respeitando a diminuição das desigualdades sociais, querendo uma eleição nova para este Brasil, eu tenho que me abster, porque não posso acreditar nem em uma chapa nem na outra. Eu me abstenho.

JOSÉ AIRTON CIRILO
PT - CE
Sr. Presidente, telespectadores do Brasil, eu dei a minha juventude em defesa da liberdade, da justiça, do direito e pela democracia. Em nome da democracia que conquistamos, em respeito à Constituição brasileira, porque eu não vi aqui os argumentos daqueles que propagaram o voto sim, dizendo a causa dessa admissibilidade.

Quase ninguém disse que a acusação contra a Presidente Dilma são as pedaladas fiscais. Todos nós sabemos que isso é uma grande hipocrisia porque todos os governos praticaram pedaladas fiscais. Portanto, a Presidente Dilma não cometeu crime nenhum.

Por isso, em nome da democracia, em respeito à Constituição brasileira, em nome da dignidade do povo brasileiro e em respeito à Presidente Dilma, que é uma mulher honrada, séria e comprometida com o povo brasileiro, eu voto não a esse golpe parlamentar.

JOSÉ GUIMARÃES
PT - CE
Sras. e Srs. Parlamentares, brasileiros e brasileiras, povo cearense, é importante, neste momento, em nome dos milhões de pessoas que estão nas ruas — como mostra aquela foto —, em nome dos milhares de cearenses que estão em Fortaleza, em nome dos 54 milhões de votos da Presidenta Dilma, em nome dos mais humildes e daqueles que estão nos assistindo, nós todos dizemos não ao golpe, pela democracia.
Meu voto é não, Sr. Presidente.

LEÔNIDAS CRISTINO
PDT - CE
Parlamentares aqui presentes, minhas irmãs e meus irmãos cearenses e brasileiros, vejam o que está acontecendo: um réu no Supremo Tribunal Federal está presidindo a sessão para fazer o impeachment de uma Presidente honrada e inocente. Isso não pode acontecer. O Brasil não merece isso.
O meu voto é não!

LUIZIANNE LINS
PT - CE
Pela juventude deste País, pelas mulheres guerreiras, pela população LGBT, pelos quilombolas, pelos trabalhadores do campo e da cidade, pelas pessoas com deficiência, por todos aqueles e aquelas que ousam sonhar, pelo fim da corrupção e para que em nosso País a esperança continue vencendo o medo, meu voto é não.

MACEDO
PP - CE
Sr. Presidente, na adversidade é que se conhece o caráter dos homens.
Em respeito à minha família e à Constituição e por uma democracia plena no nosso País, eu voto não.

MORONI TORGAN
DEM - CE
Contra o golpe, pelo Estado Democrático de Direito, pela Constituição, pela Pátria, pelos maravilhosos cearenses que confiam em mim, eu voto sim, Sr. Presidente!

MOSES RODRIGUES
PMDB - CE
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, diante de falsas promessas, como a refinaria do Estado do Ceará, pelo fim dos coronéis do meu Estado, sustentados pelo Governo da Presidente Dilma, pela dignidade de todos os cearenses e também pelo povo de Sobral, eu sou pela mudança.
Eu voto sim, Sr. Presidente!

ODORICO MONTEIRO
PROS - CE
Sr. Presidente, pela minha geração, que foi às ruas enfrentar a ditadura e o golpe, para que os meus filhos, Daniel e Sofia, só conheçam o golpe pelos livros, em defesa do Sistema Único de Saúde e dos avanços que nós tivemos nos Governos Lula e Dilma, eu sou contra o impeachment sem crime de responsabilidade.
Não ao golpe! Não ao impeachment!

RAIMUNDO GOMES DE MATOS
PSDB - CE
Sr. Presidente, em defesa do povo cearense,em apoio aos milhares de fortalezenses que estão, neste momento, na Praça Portugal, pelo fortalecimento dos Municípios brasileiros a partir de Maranguape, Maracanaú, na região metropolitana, e acima de tudo pela esperança do povo brasileiro, por um desenvolvimento socioeconômico justo para o nosso País, nós votamos sim pelo impeachment.

RONALDO MARTINS
PRB - CE
Pelo povo de Deus, em defesa da família, tão atacada por este Governo, em nome do povo do meu Estado do Ceará, tão enganado por este Governo, pelo meu partido, pelo PRB, que segue unido, o meu voto é sim.

VICENTE ARRUDA
PDT - CE
Voto não ao impeachment.

VITOR VALIM
PMDB - CE
Para que a esperança possa vencer o medo, em nome de mais de 10 milhões de brasileiros desempregados, em nome do meu Estado do Ceará e dos verdadeiros golpistas que não cumpriram a promessa da refinaria nem do metrô, em nome do meu povo de Fortaleza — um abraço a todos vocês que estão na Praça Portugal —, meu voto é sim. Fora, PT!

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente