Participamos do

"Há um estado de golpe sendo conspirado no Brasil", afirma Dilma

A presidente da República acusa Temer e Cunha de serem os autores
15:10 | Abr. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Às vésperas da votação da abertura do processo de impeachment na câmara dos Deputados, Dilma Rousseff (PT) afirmou que "há um estado de golpe sendo conspirado no Brasil". A presidente disse que seus autores são o vice Michel temer (PMDB) e o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Caso sofra o impedimento, ela disse que vira "carta fora do baralho". A presidente falou também que não sabe o que fará se for afastada por 180 dias, até o processo ser julgado no Senado. "Isso ninguém sabe". 

Ela prometeu que, se ganhar a votação na Casa, vai fazer uma proposta de "pacto" no País. "Não pode ter vencidos nem vencedores, você não faz um pacto com ódio", afirmou, dizendo que "convida a todos", inclusive partidos de oposição, trabalhadores e empresários a formar esse pacto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A presidente não deixou claro se a proposta de repactuação será apresentada após a votação do impeachment na Câmara ou no Senado.

"Digo qual é o meu primeiro ato pós-votação na Câmara. A proposta de um pacto, de uma nova repactuação entre todas as forças políticas, sem vencidos e sem vencedores. Seja pós-Câmara mas também pós-Senado, sobretudo. No pós-Senado é que isso será mais efetivo", disse Dilma. De acordo com a presidente, a proposta de repactuação vai se estender a oposição. "A oposição existe", declarou.

A presidente também fez questão de repetir que o processo que sofre é golpe. "Não há dúvidas de que quem defende a interrupção do meu mandato sem prova é golpista", disse.

Dilma disse que vai lutar até o fim pela manutenção do mandato em todas as instâncias possíveis e descartou fazer como o ex-presidente Fernando Collor, que renunciou depois de ser derrotado na Câmara, em 1992, e pouco antes de começar a ser julgado pelo Senado, no fim daquele ano.

"O governo vai lutar até o último minuto do último tempo por uma coisa que acreditamos que seja factível, que é ganhar contra esta tentativa de golpe que estão tentando colocar contra nós através de um relatório que é uma fraude", afirmou a presidente.

Dilma comparou o momento a uma guerra psicológica na qual os dois lados tentam usar os números a seu favor para influenciar os indecisos. "Nós agora, nessa reta final, estamos sofrendo e vamos sofrer uma guerra psicológica que tem um objetivo que é construir uma situação de efeito dominó", disse.

 

Impeachment consumado

Dilma não descartou a possibilidade de recorrer ao Judiciário em caso de derrota no Congresso. Ela citou supostas falhas no rito do impeachment em relação ao direito de defesa como possível argumento para a judicialização do caso.

"Não garanto ainda o que nós vamos fazer porque não tenho a avaliação completa do jurídico do governo. Não sabemos se vamos. E se formos, quando", disse.

Durante a conversa, Dilma foi perguntada sobre o cenário em caso de derrota e também sobre seus planos para o futuro, se conseguir terminar o mandato. "Vou embora para a minha casa em Porto Alegre. Tenho direito à aposentadoria."

Redação O Povo Online com Agência Estado

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente