Participamos do

Temos o apoio no fórum da Previdência para discutir a reforma, diz Barbosa

19:40 | Mar. 10, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta quinta-feira, 10, que teria conseguido de lideranças petistas e de sindicalistas ligados ao PT a percepção de que a reforma da Previdência é um tema importante e que precisa ser debatido. "Obviamente não há concordância em todos os pontos, e é natural em um tema como esse, que é polêmico no Brasil e no mundo", disse Barbosa ao sair de reunião com a cúpula do partido, convocada pelo ex-presidente Lula.

Barbosa argumentou que este é um processo de diálogo. "Há visões diferentes sobre a velocidade, mas o importante é que todo mundo concordou que o tema principal hoje é recuperar renda, recuperar o emprego. E para fazer isso o governo tem que ter espaço para atuar tanto com medidas de crédito como do lado fiscal", disse.

Perguntado se é possível, neste momento, elevar o crédito e ao mesmo tempo promover um aperto fiscal, o ministro disse que "estamos aumentando o crédito com os recursos que já existem". "Estamos canalizando aquela liquidez que hoje está no sistema bancário ou no próprio FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para ser melhor utilizada naquilo que a economia precisa mais, que é capital de giro e financiamento para investimentos", explicou o ministro da Fazenda.

Barbosa afirmou ainda que seu ministério está finalizando um auxílio para Estados e municípios, principalmente para os Estados, de alongamento de dívida, que tem objetivo de dar espaço para que os governadores possam cumprir com seus compromissos. "Principalmente retomar investimentos e recuperar empregos neste momento em que a economia precisa", afirmou o ministro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente