Participamos do

Em Aparecida, arcebispo critica 'política de interesse pessoal'

08:20 | Mar. 28, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um dos mais importantes nomes da Igreja Católica no Brasil, o cardeal d. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP), criticou neste domingo, 27, a "crise ética e moral" que permeia a política nacional e pregou a retomada do "verdadeiro valor intrínseco" da palavra. "É a preocupação ao serviço do bem comum de todos, e não a política de interesses pessoais".

O cardeal conversou com o jornal O Estado de S. Paulo em uma sala reservada da sacristia, após deixar o altar principal do Santuário Nacional de Aparecida, onde celebrou missa solene de Páscoa para aproximadamente 50 mil fiéis, na manhã de ontem.

D. Damasceno acredita que o sistema político do País precisa de renovação e que o diálogo seria a melhor saída para o governo e o Congresso Nacional enfrentarem a situação. "Um país não pode viver permanentemente em crise."

Serenidade

Para d. Damasceno, o momento de tensão exige um caminho de paz, "jamais um caminho de acirramento dos ânimos". Ao citar a "crise ética e moral" que seria a raiz dos atuais problemas, o cardeal defendeu uma mudança de postura por parte da classe política.

"A política precisa ser reabilitada em nosso País, é preciso que ela retome seu verdadeiro valor intrínseco, o verdadeiro valor da palavra política. É a preocupação a serviço do bem comum de todos e não a política de interesses pessoais", afirmou.

Quando ocupou a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2011 a 2015, o cardeal reuniu-se diversas vezes com a Presidência da República e defendeu a reforma política. Em seus últimos encontros, Dilma chegou a pedir que a igreja não apoiasse seu impeachment.

Ao manter o tom crítico que já havia adotado na campanha pela reforma encabeçada pela CNBB, d. Damasceno disse que a igreja está à disposição da sociedade, mas não busca tomar o papel reservado aos representantes dos eleitores. "A igreja não quer assumir o protagonismo político. Isso não é papel da igreja, é para os políticos", disse o cardeal.

Após quase um ano de seu encontro com Dilma, em que o cardeal pediu à presidente que "não deixasse de ouvir o clamor das ruas", a atual situação, segundo o arcebispo, é bem diferente da observada naquele momento. "Estamos vendo que os problemas se acumularam", afirmou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente