Participamos do

Dinheiro público não pode acabar em 'muquifo', diz Dilma em evento do Minha Casa

14:00 | Mar. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira, 30, o alto volume de subsídios do Minha Casa Minha Vida no lançamento da terceira etapa do programa. "Dinheiro público não pode resultar em muquifo, tem que resultar em casa boa e de qualidade", discursou a presidente. Representantes dos movimentos sociais lotaram o salão nobre do Palácio do Planalto durante o evento, manifestando apoio ao governo.

 

Durante seu discurso, a presidente também pediu que a Constituição de 1988 seja respeitada e destacou que, no presidencialismo, "não existe essa conversa de que, se eu não gosto do governo, então ele cai".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

"Nós temos orgulho de subsidiar porque sabemos que a conta do bolso do trabalhador e trabalhadora brasileira, dos quilombolas, dos extrativistas, a conta não fecha se o governo não for capaz de devolver recursos tributários para garantir a melhoria das condições de vida", afirmou.

 

A presidente Dilma afirmou que mesmo diante das "dificuldades públicas e notórias" da economia, o governo optou em não cortar os programas socais porque é preciso enfrentar um "passivo histórico" de "desigualdade imensa" no País.

 

A presidente começou o discurso exaltando o Minha Casa Minha Vida com a afirmação de que só o governo dela e do antecessor, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram capazes de implementar um programa habitacional que garantisse a milhões de brasileiros o sonho da casa própria. "Lançamos o programa para enfrentar a crise em 2009 e de outro pela absoluta consciência que a questão da casa própria era uma das reivindicações mais importantes dos movimentos sociais", afirmou.

 

Subsídios

 

A presidente Dilma disse que o Minha Casa não tem condições de rodar sem os subsídios. "Esse programa não tem solução de mercado. Implica uso de tributos para assegurar que milhões de brasileiros tenham acesso à casa própria. Aqueles que acham que um programa desses pode ser resolvido puro e simplesmente por mecanismos de mercado esquecem que há uma diferença de renda brutal no País e que é nosso papel resolvê-lo", afirmou.

 

Segundo ela, a terceira etapa do programa será "instrumento de recuperação da economia brasileira", ao impulsionar o setor da construção civil, com a geração de novos empregos. "Sem estabilidade política, não chegaremos lá", disse. "Aqueles que querem interromper um legitimadamente eleito vão ser responsáveis por retardar a retomada do crescimento econômico e do emprego", completou Dilma, referindo-se ao processo de impeachment que enfrenta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente