Participamos do

Delação de Delcídio do Amaral na Lava Jato é homologada pelo STF

A homologação confere validade jurídica ao acordo, atestando que ele cumpre regras estabelecidas em lei
11:02 | Mar. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki homologou nesta terça-feira, 15, a delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). A colaboração no âmbito da Operação Lava Jato foi acordada com a Procuradoria Geral da República e teve informações vazadas na quinta-feira, 3.
[SAIBAMAIS 3]
A homologação confere validade jurídica ao acordo, atestando que ele cumpre regras estabelecidas em lei. A partir da delação, a PGR poderá filtrar os fatos narrados pelo senador que levantam suspeitas sobre crimes e pessoas supostamente envolvidas nele. Em acordo de colaboração premiada, a pessoa investigada confessa seus crimes e aponta novos elementos para a investigação da Polícia e do Ministério Público. Em troca, a pessoa pode receber redução de pena caso condenada.

A partir da delação de Delcídio, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, poderá pedir investigações ao Supremo Tribunal Federal ou anexar elementos a inquéritos em andamento. Atualmente, há, pelo menos, 40 parlamentares e ministros investigados pelo STF, juntamente com outras 32 pessoas sem foro privilegiado também alvo de ações.

Sigilo

O conteúdo da delação do senador ainda permanece sob sigilo. Algumas partes, no entanto, foram reveladas nas últimas semanas pela revista “Istoé”, acusando o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff, além de políticos do PMDB e ex-ministros de governo.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente