Participamos do

Cunha inicia discussões para formação de comissões da Câmara

11:20 | Mar. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) conduzirá nesta quarta-feira, 2, reunião de líderes partidários para definir a formação das comissões permanentes da Casa. O encontro acontece no gabinete de Cunha. Enquanto alguns líderes querem definir a distribuição das comissões hoje, outros preferem aguardar a "janela" para a troca de partidos, sem perda de mandato, que será finalizada na semana que vem.

Já Cunha chegou a afirmar que a definição pode depender do julgamento do recurso da Câmara que questiona o rito definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para análise do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas, depois da decisão do Conselho de Ética de manter o processo contra ele por quebra de decoro parlamentar, a definição das comissões ganha mais importância no andamento dos trabalhos na Casa.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por exemplo, aguarda julgamento um recurso apresentado pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS) no fim do ano passado, pedindo a anulação do parecer preliminar do Conselho de Ética que deu andamento às investigações contra Cunha. Quando forem retomados os trabalhos na CCJ, a apreciação do recurso terá prioridade. Se aprovado, pode provocar novo recuo do processo contra o presidente da Câmara.

No início da madrugada desta quarta-feira, o Conselho de Ética aprovou parecer prévio pela continuidade do processo. A sessão terminou por volta da uma da manhã desta quarta-feira. O relatório do deputado Marcos Rogério foi aprovado por 11 votos a 10 contra. O voto de desempate veio do presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA).

Abaixo, como votaram os deputados do colegiado:

Deputados que votaram a favor de Cunha (contra o parecer do relator):

Cacá Leão (PP-BA)

Erivelton Santana (PSC-BA)

Mauro Lopes (PMDB-MG)

Ricardo Barros (PP-PR)

Sérgio Moraes (PTB-RS)

Washington Reis (PMDB-RJ)

Wladimir Costa (SD-PA)

João Carlos Bacelar (PR-BA)

Maurício Quintella (PR-AL)

Wellington (PR-PB)

Deputados que votaram contra Cunha (a favor do parecer):

Fausto Pinato (PRB-SP)

Paulo Avi (DEM-BA)

José Carlos Araújo (PSD-BA) - voto de desempate

Léo de Brito (PT-AC)

Valmir Prascidelli (PT-SP)

Zé Geraldo (PT-PA)

Betinho Gomes (PSDB-PE)

Júlio Delgado (PSB-MG)

Nelson Marchesan (PSDB-RS)

Sandro Alex (PPS-PR)

Marcos Rogério (PDT-RO) - relator do caso no conselho

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente