Participamos do

Silvana Covatti se torna primeira mulher a presidir Assembleia Legislativa do RS

21:15 | Fev. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A deputada estadual Silvana Covatti (PP) tomou posse nesta quarta-feira, 3, como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, tornando-se a primeira mulher a assumir a função nos 180 anos de história do Parlamento gaúcho. Ela substitui Edson Brum (PMDB) e ocupará a cadeira até janeiro de 2017.

"Estamos escutando pela primeira vez, em 180 anos, uma voz feminina a se pronunciar como presidente deste Poder de Estado", afirmou Silvana Covatti, durante o discurso de posse em Porto Alegre. "Determinada em honrar principalmente as mulheres que represento, as mulheres que nem sempre têm sua importância reconhecida, afirmo que me sinto preparada a presidir o Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul."

A cerimônia foi acompanhada pelo governador gaúcho, José Ivo Sartori (PMDB), políticos e diversas autoridades regionais, além de militantes do PP e apoiadores de Silvana. Durante seu pronunciamento, a deputada citou mulheres que tiveram ou têm destaque na política, em especial Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra da Grã-Bretanha, e Angela Merkel, atual chanceler da Alemanha. "A história nos mostra que não faltam às mulheres o pulso firme ou a capacidade de governar, por mais adversa que se imponha a realidade", afirmou. Ela se comprometeu a lutar por mais espaço para as mulheres no Parlamento gaúcho.

Em outro momento, ela lembrou as dificuldades econômicas vividas pelo Rio Grande do Sul. No ano passado, Sartori parcelou salários do funcionalismo e implementou uma série de medidas de ajuste fiscal. Muitas delas passaram pelo Legislativo e foram alvo de protesto de servidores e da oposição. Silvana disse que ainda há muito trabalho a se fazer para reequilibrar as finanças do Estado.

Natural de Frederico Westphalen, na região noroeste do Estado, Silvana Covatti tem 52 anos, é deputada estadual desde 2006 e pertence a uma família com tradição na política gaúcha. Seu marido, o ex-deputado federal Vilson Covatti (PP), também já foi presidente da Assembleia Legislativa do RS. Já seu filho Luis Covatti (PP) exerce atualmente mandato na Câmara dos Deputados em Brasília. (, correspondente - gabriela.lara@estadao.com)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente