Participamos do

Temer confirma apoio a Mauro Lopes para assumir Aviação Civil

21:05 | Jan. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O vice-presidente Michel Temer confirmou nesta terça-feira, 12, que apoia a indicação do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) para assumir a Secretaria de Aviação Civil. "Ele é o meu companheiro, é secretário do partido há muitíssimos anos. É um ótimo quadro", disse.

Após ser sondado pelo Palácio do Planalto, Lopes havia demonstrado interesse em assumir a pasta, mas sinalizou a aliados que só iria aceitar o convite com a bênção de Temer, que é presidente nacional do PMDB.

Depois de uma conversa de mais de uma hora, o deputado deixou o gabinete do vice afirmando que Temer apoiaria o seu nome para o cargo caso o convite fosse oficializado pela presidente Dilma Rousseff. Em seguida, o vice endossou as palavras do correligionário.

A indicação de Lopes para o ministério faz parte da estratégia do governo para ajudar a reconduzir Leonardo Picciani (RJ), que é contra ao impeachment de Dilma, à liderança do PMDB na Câmara. Ao oferecer espaço ao parlamentar mineiro, o Planalto tenta neutralizar a bancada do partido de Minas Gerais, que quer indicar um candidato para concorrer com Picciani.

Preocupado com articulação para tirá-lo da presidência nacional do PMDB, Temer tem procurado manter uma relação de menos confronto tanto com os parlamentares do partido quanto com o Planalto. Aliados do vice, porém, têm se mostrado incomodados com a articulação do governo para influenciar na disputa pela liderança.

No próximo dia 28, Temer vai iniciar uma série de viagens pelo Brasil para consolidar a preferência pelo seu nome dentro do PMDB. Questionado sobre o que achava das manifestações a favor do nome do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para assumir o comando da sigla, Temer desconversou e afirmou que desconhecia o fato.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente