PUBLICIDADE
Notícias

Tin Gomes anuncia pré-candidatura a prefeito

"A minha candidatura, se não for vitoriosa, vai ajudar, e muito, a mostram aos próximos prefeitos os caminhos para a nossa querida Fortaleza", disse

11:02 | 30/09/2015
NULL
NULL

O deputado estadual Tin Gomes (PHS), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, confirmou nesta manhã, na tribuna da Casa, que será candidato a prefeito de Fortaleza. "A minha candidatura, se não for vitoriosa, vai ajudar, e muito, os próximos prefeitos a verem os caminhos para a nossa querida Fortaleza", disse.

A possibilidade de Tin tentar suceder Roberto Cláudio (PDT) no Palácio do Bispo já vinha sendo ventilada há alguns meses. E, de acordo com Tin, isso levou a movimentações do prefeito para tentar evitá-la, com a possibilidade do deputado federal Adail Carneiro (PHS) assumir o posto de secretário. "Bastou pensar em lançar-me candidato, e até o partido estão querendo tirar de mim" declarou. "Tudo bem. Política é feita assim", completa. Ele, entretanto, destaca que sua candidatura não representa uma rompimento com os ex-governadores Cid Gomes (Pros) e Ciro Gomes (PDT), seus primos.

 

Apesar da fala de Tin, entretanto, O POVO apurou que a verdadeira razão para o convite seria abrir espaço para Paulo Henrique Lustosa (PP) na Câmara Federal, atraindo seu partido para a coligação de Roberto Cláudio no ano que vem. Segundo Adail, Ariosto Holanda (Pros), hoje titular do Instituto de Estudos e Pesquisas da Assembleia (Inesp), e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Inácio Arruda (PCdoB), devem abrir mão da vaga.

Tin informou que, na próxima semana, o partido deve reunir-se para debater a questão da candidatura. Ele admite a possibilidade de deixar o PHS - do qual é presidente estadual - e concorrer por outra legenda.

 

A pré-candidatura do deputado foi saudada por seus colegas de Assembleia. "É bom debater a cidade com alguém a alguem que conhece a cidade. Porque eu tive que debater com alguem que não a conhece. E que ainda ganhou", alfinetou Elmano de Freitas (PT), derrotado por Roberto Cláudio em 2012. Ferreira Aragão (PDT), por sua vez, lamentou que Tin não fosse de sua legenda. "Mas sou um homem partidário", afirma.

 

Procurada pelo O POVO, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que Roberto Cláudio não iria comentar a fala de Tin.

 

RUPTURA RELÂMPAGO

Tin Gomes é personagem da cena política há mais de 20 anos. Foi presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito de Fortaleza durante o segundo mandato de Luizianne Lins (PT), atendendo a vontade de Cid. Entretanto, antes mesmo da posse, os dois já romperam.

 

O "pomo da discórdia" foi a eleição do sucessor de Tin na Câmara. Enquanto os ainda aliados Luizianne, Cid e Eunício Oliveira (PMDB) trabalharam para eleger Elpídio Nogueira (então no PSB), Tin articulou para a eleição de Salmito Filho (então no PT) que, apesar de ser dos mesmo partido de Luizianne, teve um relacionamento frio com a prefeita. Em seu discurso de posse no segundo mandato, ela se disse traída. "Estou triste por ver que se faz política com lealdade e gratidão, mas que, às vezes, ela também é feita com traidores e conspiradores”, declarou.

Redação O POVO Online

TAGS