Participamos do

Senadores tentam barrar Cardozo no STF; Eunício entre eles

Oposição seria por atuação da Polícia Federal, subordinada à pasta de Cardozo, em relação a líderes de partido
12:08 | Nov. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Eunício Oliveira (PMDB) estaria entre grupo de quatro senadores do PMDB que tentam barrar ida do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo (PT) para o STF. O ministro é cotado para a vaga aberta pela aposentadoria do ex-presidente da Corte Joaquim Barbosa, que deixou o Tribunal em julho. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, publicada nesta segunda-feira, 10, a antipatia dos senadores Eunício Oliveira, José Sarney (AP), Lobão Filho (MA) e seu pai, o ministro de Minas e Energia Edson Lobão, seria a atuação da Polícia Federal, ligada à pasta da Justiça, em temas que atingiram líderes da legenda.

Em 4 de outubro, a esposa de Eunício, Mônica Paes de Andrade, foi revistada por agentes federais no aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Segundo informou a assessoria do senador à época, o motivo da revista não foi dado, o que o teria deixado “irritadíssimo”.

O PMDB tem hoje a maior bancada do Senado. Se Cardozo for de fato indicado e tiver seu nome vetado pela Câmara Alta, seria a primeira vez que o chefe do Executivo sofreria tal derrota desde o veto ao nome de Cândido Barata Ribeiro, indicado por Floriano Peixoto em 1893. Diferentemente do professor de direito constitucional José Eduardo Cardozo, entretanto, Barata Ribeiro era médico.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente