Participamos do

RN: candidatos encerram campanha nas ruas de Natal

12:50 | Out. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e o vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), encerram neste sábado suas campanhas para o governo do Estado com carreatas pelas ruas de Natal, o maior colégio eleitoral do Estado.

Alves conduz a sua a partir do Colégio Atheneu, no bairro de Petrópolis. Faria deu a largada há pouco em frente do Shopping Ponta Negra. Os candidatos evitaram pronunciamentos, para não contrariar a proibição eleitoral.

Alves e Faria estão em um mano-a-mano. Pesquisa do Ibope e da InterTV Cabugi divulgada na sexta-feira mostrou ter Alves 40% das intenções de voto, com ganho de dois pontos desde a consulta anterior, de 30 de setembro. Faria também subiu dois pontos e está agora com 33%.

Levada em conta as margens de erro, a diferença mínima seria de apenas três pontos porcentuais. O candidato do PSD foi favorecido na última semana pelo apoio explícito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os eleitores indecisos somam 6%. Mas 15% do eleitorado diz votar nulo ou em branco, em um sinal de descontentamento com os principais rivais. Os três outros candidatos têm, juntos, 6%. Na simulação do segundo turno, Alves tem 42% contra 36% de Faria. Brancos e nulos são 15%, e indecisos, 7%.

Para o Senado, a candidata da chapa de Faria, Fátima Bezerra (PT), está na dianteira, com 45% das intenções de votos. A ex-governadora Vilma Farias (PSB), apoiada por Alves, com 30% dos votos. Os indecisos, na escolha para o Senado, correspondem a 7%, e os que pretendem anular ou votar em branco, 15%.

No domingo, Faria votará às 10h na Escola Doméstica de Natal. Alves, na Fundação José Augusto, às 11h. A distância entre os dois locais de votação é de apenas 350 metros. A eleição em 37 municípios do Rio Grande do Norte será policiada por 1.500 homens do Exército, na chamada Operação Sertão. Os militares já estão a postos nessas cidades.

#ET

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente