Participamos do

Paulo Souto diz não entender motivo da derrota na Bahia

23:00 | Out. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Favorito desde o início da campanha e derrotado nas urnas pelo petista Rui Costa, o ex-governador da Bahia Paulo Souto (DEM) chegou à terceira derrota consecutiva, todas em primeiro turno, na disputa pelo governo do Estado - nas duas eleições anteriores, havia perdido para o atual governador, Jaques Wagner (PT), colocando em dúvida seu futuro eleitoral. "É um momento para refletir", afirmou. "Mas independente de qualquer busca de mandato, vou continuar atento aos problemas da Bahia."

Após a confirmação do resultado, Souto, acompanhado pelo prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), foi a seu comitê de campanha, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, onde falou sobre a campanha e disse não entender o motivo para a derrota, após aparecer na frente nas pesquisas até o início da semana. "Nos últimos 15 dias o resultado mudou e não sei diagnosticar o motivo, mas isso é da política", resignou-se. "O que quero dizer é que estou tranquilo, acho que cumpri minha obrigação de chamar a atenção para os principais problemas da Bahia. Desejo que o vencedor possa fazer um bom governo."

Já a senadora Lídice da Mata (PSB), que tentava se apresentar como "terceira via" da disputa na Bahia, mas conquistou apenas 7% dos votos, reclamou do processo eleitoral no Estado. "O fato de as eleições na Bahia serem decididas sempre no primeiro turno (desde 1994 não há segundo turno nas eleições para o governo do Estado) refletem, na minha opinião, o pouco debate político que ocorre", avaliou. "A Bahia precisa de oxigenação política. Fomos derrotados neste primeiro momento, mas ninguém vence sem dar o primeiro passo e demos o primeiro passo para quebrar esse paradigma."

Senado

O candidato da oposição ao Senado, o ex-ministro da Integração Nacional no governo Luiz Inácio Lula da Silva Geddel Vieira Lima (PMDB), manifestou-se por nota sobre o resultado eleitoral. Disse que "respeita a vontade soberana do povo" e cumprimentou o vencedor do pleito, Otto Alencar (PSD), a quem mandou "votos de que possa, no Senado, ajudar a Bahia no enfrentamento de seus imensos desafios".

Geddel aproveitou para anunciar apoio ao candidato à presidência Aécio Neves (PSDB). "A natural tristeza pessoal é suplantada pela perspectiva de mudarmos o Brasil, com a eleição de Aécio Neves", disse. "Conclamo a todos que confiaram em mim para que marchemos para eleger Aécio Neves presidente do Brasil."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente