Participamos do

Fora da disputa no RS, Ana Amélia se diz vitoriosa

21:00 | Out. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Derrotada na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos (PP) disse que sua campanha foi vitoriosa tanto porque fará com que o partido aumente sua representação parlamentar quanto porque levou o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, a equilibrar a disputa com Dilma Rousseff (PT) no Estado.

"É preciso respeitar a vontade dos eleitores que, em relação a mim, manifestaram desejo de que eu continue no Senado, onde já trabalho muito pelos interesses do Rio Grande do Sul e agora, com muito mais empenho, meu compromisso aumenta mais", afirmou, ao reconhecer a derrota, no comitê de campanha, na noite deste domingo (5).

Ao lado do presidente do partido no Estado, Celso Bernardi, do candidato a vice-governador Cassiá Carpes (Solidariedade) e da candidata ao Senado pelo PP, Simone Leite, Ana Amélia disse que não lamentaria o resultado. "Vamos celebrar um grande trabalho que, no meu caso, vai continuar na defesa do Rio Grande do Sul, ganhe quem ganhe a eleição estadual", prometeu, referindo-se aos concorrentes Tarso Genro (PT) e José Ivo Sartori (PMDB), classificados para o segundo turno.

A senadora e o presidente do PP não anteciparam se darão apoio a algum candidato ao governo do Estado no segundo turno. "Essa decisão cabe às instâncias partidárias", esquivou-se Ana Amélia. Mas, pelo tom das reclamações, é fácil deduzir que com o PT não há margem para negociações.

Referindo-se à campanha do primeiro turno, tanto a senadora quanto Bernardi qualificaram os ataques que Ana Amélia recebeu do PT como "difamações injustas, descabidas, rasteiras".

A campanha de Tarso questionou o duplo contrato que Ana Amélia manteve como funcionária da RBS e do gabinete do marido, o senador Octavio Omar Cardoso, em 1986, e a omissão de uma fazenda na declaração de bens à Justiça eleitoral. A agora senadora sustentou que os contratos obedeciam a legislação em vigor e que os serviços eram prestados. Também reiterou que a fazenda sempre foi declarada pelo marido, estava relacionada no inventário, e agora, depois da partilha, feita neste ano, a parte que lhe coube será informada à Receita Federal. "Eles estão pagando o preço em forma de rejeição", comentou Ana Amélia.

Ana Amélia destacou ainda que, a partir de agora, está mais engajada na campanha do PSDB para a Presidência da República. "Meu compromisso pessoal é com o Aécio", afirmou, adiantando, inclusive, expectativa pelo seu futuro papel de aliada, caso o tucano vença a eleição presidencial. "Tenho certeza de que terei papel relevante para defender o governo dele no Senado", previu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente