Participamos do

Candidatos ao governo do Ceará participam de último debate antes do 2° turno

21:54 | Out. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 22h38

Os candidatos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) participaram, na noite desta quinta-feira, 23, do último debate antes da eleição no domingo, 26, promovido pela TV Verdes Mares. O debate foi ao ar logo após a divulgação da pesquisa O POVO/Datafolha que mostrou vantagem de 14 pontos para o petista sobre o senador.

O primeiro bloco foi de temas livres. Assuntos como saúde, políticas para a juventude, investimento no Estado e salário mínimo foram discutidos na primeira etapa do debate. O senador Eunício criticou o funcionamento do sistema de saúde na gestão de Cid Gomes (Pros) e prometeu melhorar o funcionamento das Upas, criar dois hospitais, na RMF e no interior, além de realizar concurso público para a área.

O candidato do PT, Camilo Santana, por outro lado, prometeu escola de tempo integral como política de juventude. De acordo com o canidadato, cerca de 86% dos jovens estão na escola e a criação de empregos bateu recorde na faixa etária.

O candidato do PMDB afirmou que, segundo pesquisa do IBGE, "o menor salário médio de carteira assinada do Brasil está no Ceará". O petista rebateu a fala do opositor alegando que o salário dos professores, por exemplo, cresceu e que o salário mínimo do cearense é maior que o valor federal.

No segundo bloco a exploração sexual iniciou a discussão entre os candidatos. Camilo e Eunício defenderam o combate ao tráfico de drogas e a criação de escola de tempo integral como forma de combate ao turismo sexual e inclusão social. O tema da saúde voltou a ser debatido no segundo bloco. Eunício voltou a prometer a realização de concurso público e Camilo abordou a construção de dois hospitais no interior durante a gestão Cid.

No tema corrupção, o candidato apoiado pelo governador prometeu aperfeiçoar o portal da transparência no sentido de facilitar o acesso e a transparência para os cearenses. Eunício lembrou a Lei da Ficha Limpa e falou da importância da medida para o processo eleitoral.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com relação ao tema da Polícia Militar, o candidato do PMDB prometeu criar bases de helicópteros em pontos estratégicos para agilizar o atendimento a ocorrências. O petista afirmou conhecer os problemas e valores das suas propostas para a área.

Considerações finais

O candidato Camilo Santana (PT) afirmou que visitou várias cidades do interior durante o período da eleição. Disse ainda ser o candidato para fazer melhorar o que não está funcionando e apresentar novos projetos. O petista citou os apois políticos e pediu o voto dos indecisos. Eunício Oliveira (PMDB) afirmou ser o candidato para manter o que existe de bom e fazer o que precisa ser feito. O candidato prometeu criticou a segurança e lembrou sua trajetória política.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente