Participamos do

Câmara entrega documentos para investigação da Procap sobre VDP

17:11 | Set. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Câmara Municipal de Fortaleza entregou, nesta terça-feira, 2, a documentação solicitada pela Procuradoria de Crimes da Administração Pública (Procap) sobre a movimentação da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) e da verba para contratação de funcionários pelos vereadores da Capital.

A ação integra uma série de apurações, iniciadas em 2011, referentes à suposta compra de apoio parlamentar em troca de emendas, ainda na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). As possíveis irregularidades no uso da VDP e da verba para contratação de assessores passaram a integrar o processo em abril de 2014. A Procap, órgão ligado ao Ministério Público Estadual, decidiu analisar a movimentação financeira das verbas no período de 2009 a 2014.

Hoje, a Mesa Diretora da Câmara, após reunião, encaminhou a documentação solicitada pela Procap há alguns meses. A Casa alegava demora no processo de digitalização das informações. Na quinta-feira, 28, o MP havia solicitado “inspeção extraordinária urgente” ao Tribunal de Contas dos Municípios contra a Câmara.
[SAIBAMAIS 2]
As investigações se intensificaram após denúncia de suposto desvio de verbas pelo vereador Antônio Farias de Sousa, o A Onde É. Em agosto, o vereador e seu chefe de gabinete, Claudemir da Silva Veras, tiveram documentação apreendida no gabinete da Câmara e em suas residências. Na segunda-feira, 1°, a Procap começou a colher depoimentos de supostos “funcionários” do vereador.

O objetivo do órgão é investigar os gastos dos 43 vereadores. O promotor da Procap Luiz Alcântara afirmou que a documentação enviada pela Câmara já começou a ser analisada para atestar se todas as informações pedidas pelo MP foram repassadas. Na quarta-feira, 3, novos depoimentos devem ser ouvidos pelos promotores. Além da Procap, o TCM também inestiga a movimentação financeira dos vereadores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente