Participamos do

Vereador A Onde É acusado de "cobrar pedágio" sobre salário de assessores

Segundo o MP, o parlamentar repassava para assessores apenas parte de seus salários, guardando o valor restante. Casa dele foi alvo de batida da PC
12:46 | Ago. 08, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A residência do vereador Antônio Farias de Souza – conhecido como A Onde É (PTC) – e seu gabinete na Câmara Municipal foram alvos nesta sexta-feira, 8, de batidas da Polícia Civil. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, parte de operação do Ministério Público Estadual (MP-CE) sobre desvio da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) da Câmara. O parlamentar é acusado de repassar para assessores apenas parte de seus salários na Casa, guardando para si o valor restante.

No meio político, a prática é conhecida como "cobrança de pedágio", e já resultou na condenação de diversos parlamentares. Em Fortaleza, acusações semelhantes ocorreram com a ex-vereadora Deborah Soft em 2005.

Detalhes da operação foram revelados agora há pouco, em entrevista coletiva da Procuradoria de Crimes Contra o Patrimônio Público (Procap) do MP-CE. Segundo os promotores, a ação integra uma série de investigações iniciadas em abril deste ano envolvendo desvio de VDP na Casa.

Aonde É

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com representantes da Procap, a suposta irregularidade envolvendo Aonde É foi denunciada pelos próprios assessores do vereador. Além da residência dele, no Bom Jardim foram alvos da ação também casas de assessores do parlamentar, em busca de documentos.

Segundo os promotores, o vereador será investigado por desvio de recursos públicos e enriquecimento ilícito. O POVO Online tentou entrar em contato com Aonde É, mas chamadas ao seu telefone celular não foram atendidas.

Aonde É foi eleito pela primeira vez em 2012. Na época, chamou a atenção pelo apelido inusitado e pela profissão, de entregador de pizzas no Bom Jardim. Ele está licenciado da Câmara desde junho, e disputa cargo de deputado estadual nas eleições deste ano.

Redação O POVO Online
com informações da repórter Jéssica Welma

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente