Geovana diz que discorda de Tasso sobre redução da maioridade e usa discurso de Marina

A candidata do PSB para o Senado, Geovana Cartaxo, foi a terceira a ser questionada no centro do debate. A primeira pergunta, feita pela produção tratou sobre desenvolvimento econômico. Ela foi questionada sobre a postura que sua bancada do PSB adotaria em relação a obras como siderúrgicas, transposição do Rio São Francisco, Porto do Pecém, dentre outras que são comumente combatidas por ambientalistas
Geovana disse que “houve um retrocesso na redução de fontes renováveis no Brasil”. Ela frisou que o programa do PSB tem a intenção de favorecer a infraestrutura do Brasil, com a criação de portos, estradas e ferrovias. Em relação à obra do Porto do Pecém no Ceará, Geovana afirmou que “não foi contra a obra em si”, mas a forma como foi feito o licenciamento, o estudo de impacto ambiental e as participações no processo. “Os ambientalistas não são a favor de imobilismos econômicos. Você não pode separar economia de meio ambiente. Nosso programa tem um viés de desenvolvimento e infraestrutura”, disse Geovana.
[SAIBAMAIS 3]
Mauro Filho
Mauro Filho, primeiro candidato a questionar, pontuou a necessidade de desenvolvimento regional e perguntou qual a proposta da candidata para diminuir disparidades entre regiões. Em resposta, Geovana pontuou a falta de investimento em ciência e tecnologia e universidades. Como senador, disse ela, defenderá a prioridade do Nordeste em implantação de energias limpas e exploração de riquezas naturais para o turismo. “Em relação às energias limpas, as termelétricas são um retrocesso no Estado”, disse.
Na réplica, Mauro citou que 36% da energia do Ceará é de fontes renováveis e frisou a necessidade de inovação tecnológica, criação de estradas e convivência com a seca.
Na tréplica, Geovana destacou que ciência e tecnologia têm de ser a base para desenvolvimento, mas discordou da necessidade de construção de estradas. “O governo que você defende fomentou a construção de estradas e o mercado automobilístico. O modelo é consumista”, afirmou. “Nosso processo prevê o desenvolvimento regional com foco na cultura, com baixo impacto ambiental”, afirmou.
Raquel Dias
A candidata do PSTU questionou que PSB tentou conversa com PSDB e PR para fazer composição no Ceará e perguntou sobre a semelhanças entre Geovana e Tasso. Geovana, com base no discurso da candidata à presidência da República, Marina Silva, afirmou que o objetivo foi “unir oposições”. “As diferenças foram tão profundas que o projeto não foi a frente”, disse Geovana. . Ela ressaltou parceria com Marina Silva para conversar com todos que “queiram contribuir”.
Na réplica, Raquel perguntou sobre a relação com representantes do agronegócio e citou o candidato a vice de Marina, Beto Albuquerque, como “um grande latifundiário”. “O problema do meio ambiente é a submissão ao modelo capitalista”, disse Raquel.
Na tréplica, Geovana disse que o PSB, apesar das diferenças, “dialoga para o bem do Brasil”. “Temos críticas profundas ao agronegócio e ao uso de agrotóxicos. Vamos valorizar o que for melhor para o Brasil, combatendo o acúmulo de terras. Temos um retrocesso nas políticas agrícolas que não vai acontecer no nosso programa”, disse Geovana.
Tasso Jereissati
O tucano questionou Geovana sobre a Educação. “Tenho dados que dizem que mais de 50% dos jovens entre 15 e 17 estão fora da sala de aula. Que tipo de políticas você pretende propor no Senado para resolver esse problema?”, perguntou. Geovana defendeu a proteção dos jovens, a modernização de escolas, a relação com ONGs e novas tecnologias.
Na réplica, Tasso pontuou o baixo desempenho do Estado em sistemas de avaliação do ensino. Na tréplica, Geovana disse concordar sobre ser “inaceitável” as desigualdades regionais na Educação, mas frisou discordar de Tasso sobre a redução da maioridade penal. “Não podemos ter como proposta encarcerar nossos jovens”, disse Geovana.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineNeste bloco, é Tasso Jereissati quem fica no centro do debate.
Assista ao debate:
TV O POVO: aberto (48); Multiplay (23); Net (24)
Rádio O POVO/CBN: 95,5 (FM)
O POVO Online: www.opovo.com.br