Participamos do

Datafolha: no CE, Eunício pode ser eleito no 1º turno

09:40 | Ago. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O senador Eunício Oliveira (PMDB) aparece com 47% das intenções de voto na nova pesquisa do Datafolha sobre a disputa para o governo do Ceará, divulgada nesta quinta-feira, 14, pelo jornal O Povo. Camilo Santana (PT), apoiado pelo atual governador Cid Gomes (PROS), tem 19%. Na sequência aparecem Eliane Novais (PSB), com 7%, e Ailton Lopes (PSOL), com 4%. Brancos e nulos somaram 10% e outros 13% não sabem ou não opinaram. Com esse resultado, Eunício seria eleito no primeiro turno.

Segundo o mesmo levantamento, Camilo tem a maior taxa de rejeição (30%), seguido de Eliane (28%), Ailton (26%) e Eunício (16%).

Na pesquisa espontânea, 61% dos eleitores disseram não saber em quem vão votar. Nesse tipo de consulta, não é apresentada a lista dos candidatos aos entrevistados. Eunício aparece com 17% das citações espontâneas, seguido por Camilo, com 7%, e Eliane, com 1%. Ailton não pontuou.

A pesquisa também aferiu a avaliação do governo Cid Gomes. Para 46% dos entrevistados, a administração do governador é considerada "ótima ou boa", outros 34% acham "regular" e para 15% o governo é avaliado como "ruim ou péssimo". Na última pesquisa feita pelo Datafolha sobre essa avaliação, em novembro de 2010, no final do primeiro mandato de Cid, 65% dos eleitores tinham avaliação positiva sobre o governo.

A primeira rodada da pesquisa O Povo/Datafolha ouviu 1.108 eleitores em 41 municípios do Ceará entre segunda-feira, 11, e quarta-feira, 13. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-00013/2014.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente