Participamos do

Pedestre terá prioridade na travessia sobre faixas em Fortaleza

Sancionada nesta terça pelo prefeito Roberto Cláudio, norma prevê prioridade na travessia de pedestre que fizer sinal com o braço
12:04 | Jul. 23, 2014
Autor Carlos Mazza
Foto do autor
Carlos Mazza Repórter de Jornalismo de Dados
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Foi publicada no Diário Oficial do Município de Fortaleza nesta terça-feira, 22, a chamada “Lei do Sinal de Respeito”, que dá prioridade para pessoas a pé na travessia de faixas de pedestres da Capital. De acordo com a norma, que entrou em vigor na publicação, pedestres que fizerem gesto com o braço ainda na calçada terão “prioridade garantida” na travessia sobre a faixa.

Ainda de acordo com a lei, a Prefeitura deverá realizar “constante e massiva” campanha educativa sobre respeito à medida, direcionada tanto aos condutores como aos pedestres. Legislação semelhante já é colocada em prática em outras cidades do Brasil, como Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).

A lei também estabelece que, em trechos onde não exista faixa de pedestres próximas em até 50m, o pedestre também poderá fazer sinal com o braço para alertar a atenção do condutor. Nestes casos, no entanto, o motorista não será obrigado a parar. As sanções previstas para quem descumprir a norma ainda aguardam regulamentação.

A iniciativa é do vereador João Alfredo (Psol), que apresentou a proposta em março de 2012. A lei foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal em maio deste ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente