Participamos do

Graça Foster recebeu em 2013 corregedor da SBM

08:40 | Jul. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Registros de entrada de visitantes na sede da Petrobras, no Rio, mostram que a presidente da estatal, Graça Foster, se reuniu com o chefe de Governança e Conformidade da SBM, Sietze Hepkema, em fevereiro de 2013,um ano antes de determinar a investigação de denúncias sobre o pagamento de propina pela empresa holandesa a funcionários da estatal em troca de contratos.

Os registros de entrada no prédio foram reunidos pela comissão da Petrobras indicada para apurar as denúncias. Os documentos mostram que, desde 2005, representantes da SBM fizeram 1.106 visitas à estatal.

Espécie de "corregedor" da SBM, Hepkema é o responsável pela apuração das suspeitas de suborno na empresa, que fornece plataformas flutuantes à Petrobras. O 'Estado' revelou, no início do mês, que o executivo disse em depoimento a funcionários da estatal que Graça fora informada do caso no começo de 2013. Ela, porém, só mandou investigá-lo em fevereiro deste ano. A data da visita de Hepkema à presidente da estatal - 27 de fevereiro de 2013 -, no Rio, coincide com o depoimento. Graça, no entanto, nega que tenha sido alertada.

Em nota, a Petrobras informou que a pauta da reunião era outra e as supostas irregularidades não foram tema do encontro. A SBM não se pronunciou. A estatal e a fornecedora de plataformas alegam que as investigações não encontraram provas de suborno. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente