Participamos do

Defesa de Genoino pede urgência ao STF em decisão

15:50 | Jun. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os advogados do ex-deputado federal José Genoino pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que julgue com urgência recurso que pede o retorno do ex-parlamentar para a prisão domiciliar. Condenado por participação no esquema do mensalão, Genoino está preso desde o início de maio no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília. Conforme a defesa, exames de sangue feitos pelo ex-deputado no último mês mostram resultados "extremamente preocupantes".

"Com o retorno à penitenciária, o apenado apresentou relevante piora em seu quadro clínico porque teve ao menos três episódios de crise hipertensiva, tendo que fazer uso de medicação de urgência", afirmam os advogados na petição protocolada nesta terça-feira no STF. "Seu índice de coagulação sanguínea está abaixo do nível terapêutico ideal", acrescentam.

De acordo com a defesa, Genoino "não tem condições de saúde para cumprir dignamente a pena no presídio em que se encontra". Para eles, manter o ex-deputado na cadeia representa um "risco excessivo" à vida por causa do "comprovado malefício que o ambiente carcerário impõe à sua saúde e às precárias condições de atendimento médico lá existentes". A defesa pede que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, decida com urgência o recurso ou que apresente em mesa para julgamento pelo plenário da Corte na sessão de amanhã.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente