Participamos do

Vamos construir 270 aeroportos regionais, diz presidente

16:10 | Mai. 20, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A presidente Dilma Rousseff disse na tarde desta terça-feira, 20, que o governo vai aplicar recursos para construir 270 aeroportos regionais. "O Brasil é um país continental, tem de ter aviação regional e essa aviação regional vai usufruir da experiência da Infraero com grandes aeroportos", afirmou durante a cerimônia de inauguração do Terminal de Passageiros 3 do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Cumbica, Guarulhos.

A presidente destacou que o governo investe e "tem o desafio" de assegurar que em uma distância de até 100 quilômetros das cidades médias tenha um aeroporto. "É um desafio que nós, conjuntamente com a concessão dos cinco aeroportos, estamos enfrentando", afirmou. Dilma disse ainda que os aeroportos regionais terão a seu favor uma política "clara de incentivo à aviação regional". "Haverá isenção total de tarifas aeroportuárias nos aeroportos médios e a concessão de subsídios das passagens em rotas destinadas para esses aeroportos", afirmou, destacando que essas medidas serão adotadas para garantir a regularidade dos voos.

Em relação a ampliação do Aeroporto de Cumbica, Dilma disse que as obras "fazem parte de um esforço" que o governo tem feito para atender a "transformação da demanda". Segundo a presidente, no início da década, 33 milhões de pessoas viajavam de avião e hoje já são 111 milhões de passageiros.

Dilma afirmou também que realizar a inauguração do novo terminal é "uma demonstração do compromisso que nós assumimos de atender a população com serviços de melhor qualidade". "Não basta ser o maior, eu espero que seja também o melhor aeroporto", afirmou. A presidente disse que o terminal paulista será o grande cartão de visitas para o Brasil na Copa. "(o aeroporto) foi feito e será usado na Copa, mas também foi feito e será usado por esse novo Brasil."

Mais cedo, a presidente esteve na cerimônia de inauguração de um hangar da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde vai ser construído o cargueiro KC-390 em parceria com a Força Aérea Brasileira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente