Participamos do

Substituto de Vargas será escolhido no fim de abril

11:20 | Abr. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou na manhã desta quinta-feira, 10, que marcará para a última semana do mês a eleição do substituto do deputado André Vargas (PT-PR) para o cargo de primeiro vice-presidente da Casa.

Ontem, o petista renunciou à função alegando que precisava se dedicar à defesa perante o Conselho de Ética, que instaurou uma investigação disciplinar contra o deputado por quebra de decoro parlamentar.

Pelo critério da proporcionalidade, o PT permanecerá na vice-presidência e indicará o sucessor de Vargas. Assim que o petista encaminhou sua carta de renúncia, os primeiros nomes que foram ventilados pelo partido foram os do ex-líder da bancada, José Guimarães (CE), o vice-líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (RS) e o ex-presidente da Casa, Marco Maia (RS).

Além do Conselho de Ética, a Corregedoria da Casa também vai investigar as relações de Vargas com o doleiro Alberto Yousseff, preso pela Polícia Federal durante a Operação Lava Jato, que apura esquema de lavagem de dinheiro. No Conselho, o relator do processo será o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que já avisou que pretende apresentar seu parecer antes do prazo regimental de 90 dias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente