Participamos do

Força Sindical planeja protestos em maio

15:00 | Abr. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Força Sindical planeja realizar protestos durante todas as semanas do mês de maio para aproveitar a visibilidade do período pré Copa do Mundo e tentar melhorar as negociações salariais para as categorias com data-base no primeiro semestre. Os dirigentes da central tiveram nesta quinta-feira uma reunião de pouco mais de três horas com cerca de 60 líderes dos principais sindicatos e decidiram batizar o cronograma de protestos de "esquenta Copa". "Não vai ser um série de protestos contra a Copa, mas queremos aproveitar esse momento de visibilidade para tentar sensibilizar a classe patronal e os governos", afirmou Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

Entre esses setores que planejam manifestações estão aeroviários, rodoviários, trabalhadores da construção civil, das usinas de etanol e da alimentação, eletricitários, telefônicos, servidores públicos municipais e estivadores. "Os metalúrgicos só têm data-base no segundo semestre, mas como eles já estão sofrendo com demissões, pode ser que eles também queiram aderir aos protestos", disse Torres. O calendário de dias e local dos atos ainda será definido.

Além do cronograma semanal de maio, a Força pretende realizar um grande ato reunindo todas as categorias que representa no dia 6 de junho, menos de uma semana antes do início da Copa. De acordo com Torres, a reunião de hoje decidiu que os protestos serão em São Paulo, mas a ideia da central é estender a pauta para outros Estados. Segundo o dirigente, a Força representa cerca de 150 sindicatos com data-base no primeiro semestre. "Isso dá mais ou menos 1,5 milhão de trabalhadores", afirmou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente