Participamos do

Câmara cria comissão externa sobre Petrobras

20:40 | Mar. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O chamado "blocão", grupo informal de deputados da base insatisfeitos com a articulação política conduzida pelo governo, impôs na noite desta terça-feira uma dura derrota ao Palácio do Planalto e aprovou um requerimento para que deputados viajem ao exterior e acompanhem investigações de corrupção que citam a Petrobrás.

Ao final da votação, 267 parlamentares apoiaram o requerimento, 28 se manifestaram contrários e 15 se abstiveram. A aprovação do requerimento contou com apoio de partidos da base: PMDB, PR, PTB e PSC orientaram suas bancadas contra os interesses do Planalto.

O projeto analisado cria uma comissão externa formada por parlamentares para acompanhar, na Holanda, as investigações de um suposto esquema de pagamento de propina da holandesa SBM Offshore a funcionários e intermediários da Petrobras, em negócios envolvendo fretamento de plataformas.

O tema sofria forte resistência do governo, que tentou demover os deputados insatisfeitos e prometeu levar ao Congresso Nacional ministros para explicarem as medidas que estão sendo adotadas para apurar o caso. Na quarta-feira (12), os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, devem ir a Câmara para tratar do tema.

Também tentando blindar o Planalto, petistas argumentaram que o Ministério Público holandês ainda não decidiu se há elementos para abrir uma investigação formal. "Há um grave erro político porque nós poderemos prejudicar a Petrobras e colocar a Petrobras, no plano internacional, sobre uma suspeição que ainda não existe", declarou o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (SP).

Falou mais alto, no entanto, o descontentamento da base aliada com o governo. Na lista de reclamações, constam acusações de que o Planalto beneficia deputados do PT, problemas com a liberação de emendas - vitais para os congressistas em ano eleitoral - e a indefinição na reforma ministerial conduzida pela presidente Dilma Rousseff.

Na tarde desta terça, a bancada do PMDB acirrou ainda mais a crise ao anunciar que atuará, a partir de agora, de forma independente do Planalto. O posicionamento peemedebista é uma resposta à tentativa do Executivo de isolar o líder da sigla na Casa, deputado Eduardo Cunha (RJ), pivô da crise política.

Os integrantes do "blocão", grupo informal que conta com representantes do PMDB, PP, PDT, PSC, PR, PROS e SDD (este último da oposição), decidiu abraçar o requerimento inicialmente apresentado pela oposição para retaliar o Planalto em um tema sensível ao governo. A criação da comissão externa chegou a ser discutida em Plenário na semana anterior ao feriado do Carnaval, mas sua votação não foi concluída naquela data.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente