Participamos do

Atos sobre 64 disputam espaço na Praça do Ferreira; cordão da PM separa grupos

No dia em que o golpe militar brasileiro comemora 50 anos, um grupo pró e outro contra a Ditadura se reúnem simultaneamente em alusão à data
17:15 | Mar. 31, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Duas manifestações próximas geograficamente, mas de pontos de vista diretamente opostos, ocorrem neste momento na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. No dia em que o golpe militar brasileiro comemora 50 anos, um grupo pró e outro contra a Ditadura se reúnem simultaneamente em alusão à data. Um pelotão do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) está entre os dois grupos, na busca por evitar conflitos.

A manifestação contra o regime militar, intitulada “Ditadura nunca mais”, começou antes e conta com cerca de cem pessoas, entre elas a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, e os vereadores João Alfredo e Toinha Rocha (ambos do Psol). Eles exaltam liberdade política e relembram vítimas da Ditadura.

[SAIBAMAIS 2]Do lado pró-militar, o grupo “vamos comemorar a revolução” conta com cerca de 60 pessoas, quinze delas militares da reserva. Eles chegaram em trio elétrico tocando o hino do Brasil, destacando presença do general Torres de Melo entre os presentes. Eles defendem “movimento militar que salvou o Brasil do comunismo”.

“Todo mundo aqui é militar da reserva. O governo chama isso de democracia, mas proibiu militares de comemorarem uma data importante”, diz o capitão tenente da marinha da reserva, Humberto Ellery. A ex-vereadora de Fortaleza, Rosa da Fonsêca, rebate: “Não podemos querer justificar o que aconteceu na Ditadura por causa do que está acontecendo hoje. É preciso criar um novo movimento". Os dois atos ocorrem com autorização da Prefeitura de Fortaleza.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
com informações do repórter Bruno Pontes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente