PUBLICIDADE
Notícias

Coltro é empossado como novo presidente do TRE-SP

18:40 | 14/02/2014
O desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro foi empossado como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) nesta sexta-feira, 14, na capital paulista. Em seu discurso, Coltro usou em alguns momentos frases de poetas brasileiros. "É preciso que nos renovemos diariamente. Os hábitos e ideias velhas tornam-se doenças", disse, repetindo a citação do poeta Paulo Bomfim.

O magistrado exaltou a evolução da Justiça Eleitoral e deu como exemplo a urna eletrônica. Coltro disse ainda que à frente do TRE os conceitos de "ética, moral, probidade e moralidade serão sempre reverenciados". A posse de Mathias Coltro reuniu uma série de políticos e autoridades, entre eles o vice-presidente Michel Temer, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

O vice-presidente foi um dos que discursou durante a solenidade. Temer, que é advogado, afirmou que "é a Justiça eleitoral que dá rumo às eleições e depois das eleições expunge os eventuais excessos". "Quem faz prevalecer a real vontade popular, a verdadeira e efetiva, é a Justiça Eleitoral", afirmou.

Alckmin, que também discursou no evento, afirmou que "não há democracia legítima sem a certeza da lisura dos pleitos". O governador também falou da evolução do processo eleitoral no País e citou a biometria como mais um passo importante para a segurança do sistema. O governador de São Paulo não concedeu entrevista coletiva no fim do evento e alegou "que hoje o dia é da Justiça".

TAGS