PUBLICIDADE
Notícias

PT vai afastar indicado a cargo em Campinas

09:32 | 29/12/2012
O diretório municipal do PT de Campinas vai afastar por 60 dias o vereador Jairson Canário e abrir processo na Comissão de Ética para definir qual será sua punição. Seu erro: aceitou um convite para ser secretário de Trabalho e Renda do prefeito eleito, Jonas Donizette, do PSB.

Há 15 dias, o diretório campineiro aprovou resolução que proíbe filiados de ocuparem cargo no governo do PSB - que tem como maior aliado local o PSDB. O presidente do PT municipal, Ari Fernandes, informou que, assim que for publicada a nomeação de Canário, ele será afastado. "O PT em Campinas reafirma que nosso papel será de oposição. Não há possibilidades na cidade de uma aproximação com o governo do PSB local, que representa o PSDB", justificou.

Canário foi o vereador mais votado dos quatro eleitos pelo PT na cidade. Sem dar entrevistas sobre sua nomeação, ele apenas deixou claro que não reconhece a decisão da executiva municipal e que pode até deixar a legenda.

Desde a campanha, o prefeito eleito usa a aliança do PSB com o PT, no Congresso, e com o PSDB, no Estado e na cidade, como estratégia para atrair o eleitorado das duas legendas.

"O Canário foi o vereador mais votado do PT. Sua participação no governo não compromete a postura que o partido vai adotar. Votei, como deputado federal, com o governo federal, mesmo depois das eleições. Acho contraditório ter uma postura lá e outra aqui, com o governo em Campinas", sustentou Jonas, ao explicar o convite ao petista.

Donizette foi eleito no 2º turno com 58% dos votos, derrotando o candidato do PT, Márcio Pochmann - indicado para a disputa pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Logo após o resultado, o partido anunciou que faria oposição ao governo municipal. "Nós temos uma composição de governo. E dentro desta composição de governo, eu acho importante ter uma parcela do Partido dos Trabalhadores representada", afirmou Donizette. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS