PUBLICIDADE
Notícias

TCU aponta irregularidades em obras do Metrofor

Relatório do órgão indica que projeto está defasado. De acordo com o tribunal, houve também superfaturamento na obra

13:47 | 05/04/2012

O Tribunal de Contas da União (TCU) enviou ofício à Comissão Mista de Orçamentos no Congresso Nacional informando o não atendimento de medidas apontadas pelo Tribunal para sanar irregularidades nas obras de construção do metrô de Fortaleza. Relatório de fiscalização do TCU aponta superfaturamento na obra e irregularidade no projeto sobre o qual foi feita a licitação e o contrato.

Sobre o superfaturamento, uma auditoria do TCU havia determinado a retenção cautelar de valores envolvidos. Além disso, a fiscalização do TCU detectou que o projeto usado para subsidiar a licitação e o contrato de construção do metrô foi feito em 1999 – nove anos antes da licitação, que só ocorreu em 2008.

Segundo o TCU, o projeto está defasado. No período de tempo entre a elaboração do projeto e a realização da licitação, diversos itens foram aumentados ou suprimidos no planejamento da obra – o que confere a necessidade de um orçamento diferente do orçamento apontado pelo projeto inicial. Segundo o relatório da fiscalização, os itens que sofreram supressão equivalem a 17% do valor total do contrato do metrô, enquanto os itens que sofreram aumento representam 20% do valor do contrato.

Redação O POVO Online

TAGS