Chefe da diplomacia israelense visita Somalilândia após reconhecimento por Israel

Chefe da diplomacia israelense visita Somalilândia após reconhecimento por Israel

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, chegou à Somalilândia nesta terça-feira (6) para a primeira visita de alto nível desde que Israel reconheceu oficialmente essa região separatista no Chifre da África, anunciou a Presidência do território. 

"Uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, desembarcou em Hargeisa. Ele foi recebido no aeroporto por autoridades do governo", disse a Presidência em um comunicado. 

Israel reconheceu oficialmente a Somalilândia em 26 de dezembro, tornando-se o primeiro país a aceitá-la como um Estado independente que se separou da Somália em 1991. 

Embora Israel tenha invocado seu direito, em 30 de dezembro, de "manter relações diplomáticas" com os países de sua escolha, sua decisão foi criticada por diversos países africanos e de maioria muçulmana, sendo vista como um ataque à soberania somali. 

O presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, afirmou na última quarta-feira que a Somalilândia aceitou três condições impostas por Israel para o seu reconhecimento: o reassentamento de palestinos em seu território, o estabelecimento de uma base militar no Golfo de Aden e a adesão aos Acordos de Abraão para normalizar as relações com Israel.

As duas primeiras condições foram rejeitadas como "falsas" na última quinta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores da Somalilândia, que reiterou que o acordo entre os dois países é "puramente diplomático". 

"O reconhecimento do país e a chegada de Israel não causarão violência, não trarão conflitos, nem prejudicarão ninguém", declarou o ministro da Presidência da Somalilândia, Khadar Hussein Abdi, no final de dezembro.

Os analistas também acreditam que uma aliança com a Somalilândia é especialmente vantajosa para Israel devido à sua posição estratégica no Estreito de Bab el-Mandeb, de frente para os rebeldes huthis no Iêmen, que são apoiados pelo Irã e realizaram inúmeros ataques contra Israel desde o início da guerra em Gaza.

str-jf/jcp/pc/sag/mas/mab/rnr/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar