Zelenski diz que EUA ofereceram garantia de segurança de 15 anos como parte do plano de paz

Zelenski diz que EUA ofereceram garantia de segurança de 15 anos como parte do plano de paz

Os EUA ofereceram à Ucrânia garantias de segurança por um período de 15 anos como parte de um plano de paz proposto, disse o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, nesta segunda-feira, 29, após o encontro com o presidente americano, Donald Trump. Apesar da sinalização, Zelenski afirmou que prefere um compromisso americano de até 50 anos para dissuadir a Rússia de novas tentativas de tomar o território do país à força.

"Sem garantias de segurança, realisticamente, esta guerra não terminará", disse Zelenski a repórteres em mensagens de voz respondendo a perguntas enviadas via chat no Whatsapp.

Os detalhes das garantias de segurança não foram divulgados, mas Zelenski acrescentou que incluem como um acordo de paz seria monitorado, bem como a "presença" de parceiros. Ele não elaborou, mas a Rússia afirmou que não aceitará o envio de tropas de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, pontuou que o presidente russo, Vladimir Putin, e Trump devem conversar em breve, mas não há indicação de que o líder russo falaria com Zelenski. Fonte: Associated Press*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar