Tempestade nos países nórdicos deixa dois mortos na Suécia e milhares de lares sem eletricidade
Duas pessoas morreram neste sábado (27) na Suécia, informaram as autoridades, enquanto uma tempestade que deixou milhares sem eletricidade atinge a Noruega, a Suécia e a Finlândia.
O Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia emitiu alertas por ventos fortes em amplas zonas da metade norte do país, à medida que a tempestade Johannes atingia o território.
Foi registrada uma vítima fatal perto da estação de esqui de Kungsberget, no centro da Suécia.
“Devido à tempestade, uma árvore caiu sobre um homem”, disse à AFP Mats Lann, da polícia de Gävleborg, acrescentando que a vítima foi levada ao hospital, mas morreu em decorrência dos ferimentos.
Mais ao norte, o fornecedor regional de eletricidade Hemab declarou que um de seus funcionários também havia falecido em um acidente “em campo”.
Segundo a rede de televisão SVT, a morte também foi causada por uma árvore arrancada pela tempestade.
De acordo com a rádio pública finlandesa Yle, mais de 120 mil lares na Finlândia ficaram sem energia elétrica, sendo a parte ocidental do país a mais afetada.
A agência de notícias sueca TT informou que mais de 40 mil lares suecos também foram impactados pela falta de eletricidade.
O tráfego no aeroporto de Kittilä, no norte da Finlândia, teve de ser suspenso depois que um avião de passageiros e uma aeronave menor saíram da pista devido aos ventos fortes, informaram veículos de comunicação finlandeses, embora não tenham sido registrados feridos.
jll/mab/an/hgs/an/ic
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente