Treze detentos morrem em penitenciária do Equador

Treze detentos morrem em penitenciária do Equador

Treze detentos morreram no domingo em uma penitenciária do sudoeste do Equador que foi cenário de massacres recentes e acumula 44 mortes em quase um mês, informou nesta segunda-feira (8) o órgão estatal responsável pelas prisões (SNAI). 

As mortes, cujas causas estão sendo investigadas, aconteceram na penitenciária da cidade costeira de Machala. "As autópsias e procedimentos de rotina estão sendo realizados para determinar as causas oficiais", afirmou a entidade em um comunicado.

Trinta e um detentos foram assassinados na mesma penitenciária há quase um mês, vários por asfixia. No final de setembro, outro ataque entre detentos provocou 14 mortes, incluindo a de um guarda penitenciário.

O SNAI informou que os corpos foram encontrados no domingo durante uma inspeção da polícia, após a "detonação de um artefato explosivo" perto da prisão.

Os massacres são frequentes nas penitenciárias do Equador, que nos últimos anos se tornaram centros de operações e confrontos entre grupos de narcotráfico.

Segundo um relatório recente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), pelo menos 663 presos morreram em "atos violentos" nas prisões equatorianas desde 2020.

vd-sp/mel/fp/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar