Petrobras mantém lucro no 3º trimestre graças a aumento de produção
A Petrobras registrou um leve aumento em seu lucro líquido no terceiro trimestre, empurrada por um aumento na produção e uma melhor cotação do petróleo, segundo um relatório de resultados apresentado nesta quinta-feira (6).
A estatal obteve um lucro líquido de R$ 32,7 bilhões, um ligeiro aumento em relação aos R$ 32,6 bilhões do mesmo período no ano anterior.
A produção cresceu 17% na comparação anual e alcançou 3,14 milhões de barris diários, segundo o documento.
"Os resultados também foram favorecidos por uma ligeira elevação do preço do petróleo (2% do Brent)" em comparação com o segundo trimestre, detalhou a companhia em uma nota à imprensa.
O lucro líquido avançou 23% em relação ao trimestre anterior.
A estatal conseguiu evitar as tarifas punitivas impostas em agosto pelo presidente americano Donald Trump sobre muitos bens produzidos no Brasil.
Em outubro, a Petrobras iniciou perfurações em águas profundas a 500 km da Foz do rio Amazonas, um projeto questionado por ambientalistas mas que contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula quer posicionar o Brasil como líder em proteção ambiental, mas o país é o maior produtor de petróleo da América Latina, e o presidente considera a exploração da commodity necessária para financiar a transição energética.
jss/cjc/rpr