Amazon fecha seu laboratório de IA em Xangai em meio a tensões entre EUA e China
A gigante americana de tecnologia Amazon fechou seu laboratório de pesquisa em inteligência artificial (IA) em Xangai, informou à AFP uma fonte com conhecimento direto do assunto.
A filial da Amazon Web Services (AWS) é fechada em meio a uma corrida tecnológica entre a China e os Estados Unidos, particularmente na área de IA e semicondutores de ponta, essenciais para seu desenvolvimento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em uma captura de tela do aplicativo WeChat que circulou amplamente nesta rede social chinesa esta semana, Wang Minjie, cientista do laboratório, afirma que o encerramento das atividades se deve ao "alinhamento estratégico entre a China e os Estados Unidos".
A AWS anunciou um corte de pessoal na semana passada que, segundo alguns relatos, pode afetar centenas de empregos.
A Amazon se recusou a confirmar diretamente o fechamento do laboratório quando contatada pela AFP.
"Tomamos a difícil decisão comercial de eliminar algumas funções em certas equipes da AWS", disse o porta-voz Brad Glasser em um comunicado.
"Essas decisões são necessárias à medida que continuamos a investir, contratar e otimizar recursos para levar inovação aos nossos clientes", acrescentou.
Uma página da AWS China dedicada ao laboratório, consultada pela AFP na quarta-feira, não estava mais disponível nesta sexta-feira.
Segundo uma versão arquivada do site, o laboratório foi criado em 2018 para "promover ativamente a colaboração com a comunidade de pesquisa".
Outras empresas de tecnologia, como Microsoft e IBM, reduziram recentemente suas equipes de pesquisa na China em meio à rivalidade e às tensões nessa área entre as duas maiores economias do mundo.
ll-reb/dan/dbh/atm/jc