Roma espera 500 mil jovens católicos para o Jubileu
Meio milhão de jovens de todos os continentes são esperados em Roma na próxima semana, a pedido do papa Leão XIV, no âmbito do Jubileu, o "Ano Santo" da Igreja Católica, anunciaram os organizadores nesta quarta-feira(23).
Esses estudantes e jovens profissionais participarão de uma peregrinação de 28 de julho a 3 de agosto, que se encerrará no domingo com uma grande missa do papa Leão XIV ao ar livre, anunciaram os organizadores em uma coletiva de imprensa no Vaticano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os participantes são de 146 países, 68% deles da Europa, mas "muitos jovens vêm de países atualmente em guerra", como Líbano, Iraque, Mianmar, Ucrânia, Israel, Síria e Sudão do Sul, explicou Dom Rino Fisichella, bispo do Dicastério para a Evangelização.
A peregrinação levará a uma grande vigília com o papa na periferia leste de Roma no sábado à noite, antes da missa de encerramento no dia seguinte.
"Devido à sua importância, este evento exige medidas de segurança excepcionais", declarou o prefeito de Roma, Lamberto Giannini, especificando que a situação internacional e as diversas tensões "exigem a máxima atenção".
Para enfrentar o calor escaldante na capital italiana, autoridades disponibilizaram mais de 2.600 pontos de acesso para água potável, pulverizadores, cinco milhões de garrafas de água e um amplo atendimento médico, explicou o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que descreveu o evento como "o mais importante organizado na Itália em termos de infraestrutura tecnológica".
No total, 13.000 pessoas serão mobilizadas para supervisionar o evento, incluindo 3.000 voluntários de proteção civil, 1.000 policiais locais e mais de 4.000 recepcionistas.
Este encontro internacional é apresentado como o grande final do Jubileu, o "Ano Santo" que a Igreja Católica celebra a cada 25 anos, durante o qual os peregrinos podem receber uma "indulgência plenária", ou seja, o perdão dos pecados, segundo a tradição.
Durante o Jubileu de 2000, mais de dois milhões de jovens participaram da Jornada Mundial da Juventude em Roma, um chamado do papa João Paulo II.
cmk/glr/gge/msr/mb/jc
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente