EUA: incêndio em casa de repouso para idosos deixa nove mortos e dezenas de feridos
Um incêndio atingiu uma casa de repouso para idosos em Massachusetts, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 14, matando nove pessoas e encurralando os residentes, com alguns se debruçando nas janelas e gritando por socorro, informaram as autoridades. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas.
Bombeiros atenderam à ocorrência na residência Gabriel House, em Fall River, cerca de 80 quilômetros ao sul de Boston, por volta das 21h50 (horário local) do último domingo, 13, e se depararam com fumaça densa e chamas na frente do prédio. A causa está sob investigação, disseram as autoridades.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Lorraine Ferrara, uma das cerca de 70 residentes do lar, acordou com uma vizinha batendo em sua porta. Ela tentou passar pela fumaça no corredor, mas voltou. O sistema de irrigação estava jogando água quente em suas costas, então ela se refugiou em seu quarto.
"Estava cheio de fumaça", disse ela. "Abri a janela o máximo que pude, gritando Socorro! Socorro! Segundo andar!", contou. Um bombeiro quebrou a janela e a carregou escada abaixo, disse ela. "Eu realmente pensei que ia morrer", disse ela. "Achei que não havia saída."
Outros resgatados foram levados para hospitais. Jarren Oldrid descreveu a cena como "bastante aterrorizante" enquanto tentava descobrir se seu pai de 67 anos, Steven Oldrid, estava seguro. Ele o encontrou se recuperando de uma inalação de fumaça em um hospital. "É como um turbilhão tentar entender o que está acontecendo, como isso pôde acontecer de uma forma tão grave", disse ele.
"Tragédia inimaginável"
A Gabriel House foi inaugurada em 1999 e tem 100 unidades, de acordo com o Escritório Executivo de Envelhecimento e Independência de Massachusetts. Seu site promove apartamentos estúdio "para idosos que não podem pagar o luxo de uma moradia assistida", bem como lares temporários para adultos a uma curta distância de lojas, restaurantes e igrejas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente