Após reunião de chanceleres, China diz esperar achar forma de conviver com EUA em 'nova era'

Após reunião de chanceleres, China diz esperar achar forma de conviver com EUA em 'nova era'

O governo chinês afirmou, em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 11, esperar que China e Estados Unidos "possam encontrar uma forma de conviver na nova era". A declaração foi feita após reunião entre o ministro das Relações Exteriores do país, Wang Yi, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Kuala Lumpur.

O documento, publicado pelo ministério das Relações Exteriores chinês, destaca ainda que a China espera que os EUA adotem "uma postura objetiva, racional e pragmática ao lidar" com o país e formulem suas políticas com o objetivo de "coexistência pacífica e cooperação vantajosa para ambos". Além disso, o governo chinês defende que os EUA interajam com a China "de maneira igualitária, respeitosa e mutuamente benéfica", buscando juntos "um caminho correto para a convivência sino-americana na nova era".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo o comunicado, Wang Yi apresentou detalhadamente a posição e os princípios da China para o desenvolvimento das relações sino-americanas, ressaltando que os dois países devem transformar os importantes consensos alcançados entre os chefes de Estado, Xi Jinping, da China, e Donald Trump, dos EUA, em políticas e ações concretas.

O comunicado informa que as partes consideraram o encontro "positivo, pragmático e construtivo", e concordaram em fortalecer os canais diplomáticos, a comunicação e o diálogo em todos os níveis e setores. Segundo o documento, os departamentos diplomáticos terão papel ativo "na promoção das relações bilaterais, explorando a ampliação da cooperação ao mesmo tempo em que gerenciam as divergências".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar