Vitória confirmada de Zohran Mamdani em primárias democratas à Prefeitura de NY

Vitória confirmada de Zohran Mamdani em primárias democratas à Prefeitura de NY

O socialista Zohran Mamdani foi declarado, nesta terça-feira (1º), o vencedor oficial das primárias do Partido Democrata para a Prefeitura de Nova York, com 12 pontos de vantagem sobre seu principal adversário, o ex-governador do estado Andrew Cuomo.

Segundo a Junta Eleitoral da cidade, Mamdani, de 33 anos, e um desconhecido até alguns meses atrás, obteve 56% dos votos contra 44% para Cuomo, uma estrela veterana do partido, de 67 anos, que admitiu sua derrota na noite da votação, em 24 de junho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nas primárias, os eleitores escolhem cinco candidatos por ordem de preferência. Os resultados desta terça-feira mostram a atribuição dos votos recebidos pelos candidatos mais votados e que se distribuíram entre Mamdani, que na noite das primárias liderou a votação, com 43,5%, à frente de Cuomo, com 36,5%.

"Sinto-me honrado pelo apoio de mais de 545.000 nova-iorquinos que votaram na nossa campanha e estou emocionado por ampliar esta coalizão" para "pôr os trabalhadores em primeiro lugar", reagiu o candidato democrata para as eleições de novembro, quando será escolhido o novo prefeito da maior cidade do país, com 8,5 milhões de habitantes.

A eleição deste congressista estadual, imigrante muçulmano, cidadão americano desde 2018, progressista e crítico a Israel provocou uma divisão nas fileiras do Partido Democrata, profundamente abalado após a vitória de Donald Trump, em novembro passado.

Nascido em Uganda e praticamente desconhecido há apenas alguns meses, Mamdani fez uma campanha inovadora, baseada em vídeos atraentes postados nas redes sociais. Apoiado por um exército de voluntários, que fizeram visitas porta a porta, ele prometeu creches e ônibus gratuitos, o congelamento dos preços das moradias e impulsionar a classe trabalhadora.

Comparado por alguns a Barak Obama por seu carisma e oratória, em novembro próximo Mamdani enfrentará nas urnas o atual prefeito de Nova York, o também democrata Eric Adams, que disputará o pleito como candidato independente, após se aproximar do presidente Trump depois que foi denunciado por corrupção. Outros adversários de Mamdani serão o republicano Curtis Sliwa, o ex-procurador Jim Walden e, possivelmente, o próprio Cuomo.

af/dga/mvv/ic

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar