Trump visita 'Alcatraz dos jacarés', novo centro de detenção de imigrantes

Trump visita 'Alcatraz dos jacarés', novo centro de detenção de imigrantes

"Vamos ensiná-los a escapar de um jacaré" para que suas chances aumentem "1%", ironizou o presidente americano, Donald Trump, horas antes de visitar um centro de detenção erguido em uma área de pântanos na Flórida (sudeste dos EUA).

A construção da chamada "Alcatraz dos jacarés" gerou indignação entre os críticos da política migratória de Trump por considerá-la desumana e protestos de ambientalistas por ficar perto de um parque nacional.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Mas para Trump, impulsionador de uma política migratória drástica desde que voltou ao poder, em janeiro, pareceu uma iniciativa fantástica.

Perguntado se a ideia é que cobras e jacarés ataquem os migrantes em caso de fuga, Trump disse aos jornalistas: "Suponho que esse é o conceito".

"As cobras são rápidas, mas os jacarés (...). Vamos ensiná-los a escapar de um jacaré, ok? Como fugir, se escaparem da prisão. Não corram em linha reta. Corram desse jeito. E sabem o que mais? Suas chances aumentam cerca de 1%", comentou.

A Flórida, estado governado pelo republicano conservador Ron DeSantis, anunciou, na semana passada, a construção desta instalação em um aeroporto abandonado em uma área de manguezais e pântanos imponentes que formam os Everglades.

A Casa Branca e as autoridades da Flórida a denominaram de "Alcatraz dos jacarés", em alusão à antiga prisão instalada em uma ilha de San Francisco, que Trump diz querer reabrir.

"Há apenas uma estrada que leva até lá e é a única saída. É um voo de ida. É isolada e cercada por uma fauna perigosa e um terreno implacável", explicou, nesta segunda-feira, Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca.

"Quando se tem assassinos, estupradores e criminosos hediondos em uma instalação prisional cercada de jacarés, sim, acredito que é dissuasório para que tentem escapar", respondeu quando perguntada sobre os jacarés.

Segundo a Casa Branca, o centro de detenção tem capacidade para 5.000 leitos, enquanto as autoridades da Flórida falaram de 1.000. Seu funcionamento custará, ao ano, aproximadamente US$ 450 milhões (R$ 2,45 bilhões).

- Apenas "jacarés e pítons" -

O governo Trump assegura que sua prioridade é deter migrantes com antecedentes criminais, mas na verdade muitos foram detidos sem acusações e, de todo modo, a atual administração considera como um "criminoso" qualquer um que tenha entrado sem visto no país.

Cerca de 200.000 jacarés, que podem passar dos 4 metros de comprimento na idade adulta, habitam o Parque Nacional dos Everglades. 

Os ataques de jacarés contra pessoas são incomuns na Flórida. Entre 1948 e 2022, foram registradas 453 "mordidas acidentais não provocadas", incluindo 26 mortes, segundo a Comissão de Conservação da Fauna da Flórida.

Mas as autoridades salientaram os riscos.

"Se as pessoas saírem, não as espera grande coisa, além de jacarés e pítons" (espécies de serpentes), disse recentemente o procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, ao descrever o centro de detenção.

A visita de Trump ocorre enquanto o presidente republicano impulsiona no Congresso um megaprojeto de legislação orçamentária que ele denomina de "lei grande e bela".

O texto inclui o financiamento de um vasto programa de deportações de imigrantes em situação irregular, que abrange a construção de novos centros de detenção.

dk/st/erl/val/mvv/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar