Rússia relata 'mortos e feridos' em ataque de drone ucraniano
Um ataque ucraniano que atingiu uma empresa na cidade russa de Izhevsk deixou "mortes e feridos" nesta terça-feira(1º), segundo autoridades da região onde a cidade está localizada, a mais de 1.000 quilômetros da Ucrânia.
"Para nosso grande pesar, há mortos e feridos graves", disse Alexander Brechalov, líder da República Udmurt, onde Izhevsk está localizada, em um vídeo publicado no Telegram.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ele havia relatado anteriormente que uma empresa na cidade foi alvo de um "ataque com drone realizado pelo regime de Kiev". Não especificou a empresa.
A cidade de Izhevsk, a cerca de 970 quilômetros a leste de Moscou, é conhecida por abrigar várias empresas do complexo industrial militar russo, incluindo uma fábrica de drones de ataque.
Em imagens publicadas pela imprensa russa, que não foram verificadas pela AFP, é possível ver fumaça saindo de um edifício em chamas e um drone sobrevoando e colidindo com ele.
Até o momento, as autoridades de Kiev não reivindicaram a responsabilidade pelo ataque, mas suas forças realizam bombardeios rotineiros contra infraestruturas na Rússia em resposta à ofensiva de Moscou lançada em 2022.
Em 21 de junho, o comandante-chefe do Exército ucraniano, Oleksander Sirsky, declarou que Kiev intensificaria seus ataques contra alvos militares russos no interior da Rússia.
Um dia antes das negociações entre Kiev e Moscou em Istambul, em 2 de junho, Kiev bombardeou vários aeroportos russos, a milhares de quilômetros de suas fronteiras, após inserir clandestinamente drones explosivos na Rússia em uma complexa operação.
bur/sba/jvb/zm/jc