Ataque suicida deixa 16 soldados mortos no Paquistão

Ataque suicida deixa 16 soldados mortos no Paquistão

Pelo menos 16 soldados morreram em um ataque suicida no noroeste do Paquistão neste sábado (28), relataram à AFP funcionários do governo local e dos serviços de segurança.

"Um camicaze lançou seu veículo carregado de explosivos contra um comboio de soldados" na província de Khyber Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão, disse um funcionário da administração local sob condição de anonimato. "Dezesseis soldados morreram", acrescentou. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Anteriormente, a mesma fonte havia informado que 13 soldados haviam morrido e outros quatro estavam em estado crítico, além de 19 civis feridos. 

Um oficial da polícia local disse à AFP, também sob condição de anonimato, que a explosão havia "derrubado os telhados de duas casas, ferindo seis crianças". 

Um grupo local ligado ao Talibã paquistanês reivindicou a responsabilidade pelo ataque, dizendo que ele havia sido realizado por seu esquadrão suicida.

A violência aumentou no oeste do Paquistão, que faz fronteira com o Afeganistão, desde que o Talibã voltou ao poder em Cabul, em 2021.

Islamabad acusa seu vizinho de não conseguir desalojar os rebeldes que usam seu território para atacar o Paquistão, o que o Afeganistão nega. 

O ano de 2024 foi o mais mortal em quase uma década no Paquistão, com mais de 1.600 mortos, quase metade deles soldados e policiais, de acordo com o Centro de Pesquisa e Estudos de Segurança em Islamabad. 

Ao todo, desde 1º de janeiro, de acordo com uma contagem da AFP, cerca de 290 pessoas, a maioria membros das forças de segurança, foram mortas na violência perpetrada por grupos armados que lutam contra o Estado, tanto no Baluchistão quanto na província vizinha de Khyber Pakhtunkhwa.

la/sbh/pz/pc/zm/sag/yr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar