Paris-2024: quase € 6 bilhões de gastos públicos
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris custaram quase seis bilhões de euros (6,9 bilhões de dólares, 37,7 bilhões de reais) de gastos públicos, anunciou nesta segunda-feira (23) o Tribunal de Contas da França em uma "primeira estimativa".
O tribunal avaliou "os gastos de organização em 2,77 bilhões de euros", incluindo 1,4 bilhão em segurança, e "os gastos relacionados com as infraestruturas em 3,19 bilhões".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Esta primeira estimativa adquire um interesse crescente no contexto da preparação dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030", que acontecerão nos Alpes franceses, comentou a instituição.
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos (COJO) havia avaliado seus gastos em 4,4 bilhões de euros, que dependiam quase exclusivamente de financiamento privado e da empresa Solideo, que inclui uma participação pública.
A estimativa foi divulgada em um contexto de pressão na França por seus elevados níveis de dívida pública (113% do PIB em 2024) e de déficit público (5,8% em 2024), acima dos limites estabelecidos pelas regras europeias.
O governo do presidente francês, Emmanuel Macron, defende uma economia de 40 bilhões de euros nos orçamentos de 2026 para reduzir o déficit público.
dec-tjc/pb/fp
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente