Líder da oposição bielorrussa Tikhanovsky é libertdo da prisão

Líder da oposição bielorrussa Tikhanovsky é libertdo da prisão

Sergei Tikhanovsky, um dos líderes da oposição bielorrussa, foi libertado da prisão após ter sido perdoado, informou neste sábado (21) o grupo de direitos humanos Viasna.

Sua esposa, Svetlana Tikhanovskaya, que assumiu a luta de seu marido, publicou um vídeo dele sorrindo e a abraçando após sua libertação, com a palavra "LIVRE" escrita na legenda.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Posteriormente, no X, a opositora agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e aos "aliados europeus" por terem ajudado a libertar seu marido.

Sergei Tikhanovsky, de 46 anos, estava na prisão há mais de um quinquênio.

Ele era candidato às eleições presidenciais bielorrussas de agosto de 2020 contra o atual líder, Alexander Lukashenko, mas foi preso e encarcerado semanas antes do pleito.

Um ano depois foi condenado a 18 anos de prisão por "organizar distúrbios" e "incitar ao ódio" e a mais 18 meses por "insubordinação".

Outros 13 prisioneiros políticos foram libertados neste sábado junto com Tikhanovsky, indicou o Viasna.

Belarus, governado com mão de ferro por Lukashenko desde 1994, ilegalizou todos os movimentos de oposição e é o único país europeu que mantém a pena de morte.

Em suas prisões há mais de 1.000 prisioneiros políticos, segundo o Viasna.

bur-cad/meb/es/dd

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar