Nova Zelândia aprova uso medicinal de 'cogumelos mágicos'

Nova Zelândia aprova uso medicinal de 'cogumelos mágicos'

A Nova Zelândia aprovou nesta quarta-feira o uso medicinal da psilocibina, um composto alucinógeno encontrado principalmente nos chamados "cogumelos mágicos".

O vice-primeiro-ministro David Seymour anunciou uma flexibilização das normas para que a psilocibina possa ser utilizada no tratamento de alguns tipos de depressão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A psilocibina é um composto psicodélico natural encontrado em certos tipos de cogumelos e que pode causar alucinações ou alterações no estado mental.

"A psilocibina continua sendo um medicamento não aprovado, mas os psiquiatras com vasta experiência terão autoridade para prescrevê-la a pacientes com resistência a tratamentos contra a depressão", explicou Seymour.

"Isso é muito importante para pessoas com depressão que já tentaram de tudo e ainda estão sofrendo. Se um médico acredita que a psilocibina pode ajudar, ele deve ter as ferramentas para tentar", acrescentou o vice-premiê.

As regras para prescrever a substância serão muito rigorosas.

Apenas psiquiatras que tenham participado de ensaios clínicos com psilocibina poderão prescrevê-la, devendo relatar rigorosamente seu uso e manter registros detalhados.

Drogas de uso recreativo, como MDMA e cogumelos alucinógenos, estão sendo cada vez mais utilizadas em ambientes médicos convencionais para o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático e depressão.

A Austrália aprovou o uso medicinal da psilocibina em 2023.

bes/sft/cwl/dbh/mas/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar